30 de Abril de 1978 foi uma data importante para a banda britânica The Clash e para a luta contra o racismo.
Foi nessa data que o movimento “Rock Against Racism” se uniu à Anti-Nazi League (Liga Anti-Nazistas) para realizar um evento como forma de mostrar que lutaria contra o crescente neonazismo na Inglaterra.
Ônibus de todo país se dirigiram até Londres levando manifestantes que caminharam por cerca de 10 quilômetros entre a Trafalgar Square e o East End e depois assistiram a um show gigantesco no Victoria Park.
The Clash e um Show Histórico
https://www.instagram.com/p/B_mv0ggA7E8/
A atração principal do dia era o The Clash de Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon, e a apresentação foi pra lá de quente.
O grupo tocou 11 músicas incluindo clássicos como “London’s Burning”, “Tommy Gun” e “White Riot”, que contou com a participação especial de Jimmy Pursey, do Sham 69, e encerrou as atividades.
Além do Clash, também estiveram por lá artistas e grupos como Steel Pulse, X-Ray Spex, Tom Robinson Band, Patrik Fitzgerald e Misty In Roots.
Logo abaixo você pode assistir a um vídeo em alta qualidade do show, cujo público foi estimado entre números como 50 e 100 mil pessoas, bem como ver o setlist do The Clash.
- Complete Control
- London’s Burning
- Clash City Rockers
- Tommy Gun
- (White Man) In Hammersmith Palais
- Last Gang in Town
- Police and Thieves (Junior Murvin cover)
- English Civil War
- Guns on the Roof
- Capital Radio
- White Riot (com Jimmy Pursey)