Áudio e vídeo estão sempre juntos dentro da indústria musical. Sempre que um artista ou gravadora acredita no potencial de uma canção e tem recursos para isso, o investimento em clipes é aposta certa.
A importância dos vídeos ganhou um peso sem igual quando a MTV passou a dominar a cabeça dos jovens fãs de música principalmente nos Anos 90; se a rádio até então fazia a maior parte da divulgação, a rede de televisão chegou a um outro patamar e mostrou o poder do estímulo visual no consumo de música.
Enquanto músicas como “Thriller”, de Michael Jackson, certamente fariam sucesso independentemente de seu excelente clipe, é fato que algumas outras tiveram suas vendas bastante impulsionadas por vídeos icônicos, artísticos, polêmicos ou até mesmo cômicos.
Esse papel continua importante, já que a transição foi feita com relativo sucesso para o YouTube e nos dias atuais temos inúmeros casos de músicas cujos clipes ajudam a popularizar uma canção — mas essa responsabilidade foi dividida com outras plataformas, em especial os algoritmos que comandam a criação de recomendações nas ferramentas de streaming e as redes sociais como o TikTok, que permitem aos próprios fãs fazer coreografias e imaginar roteiros de acompanhamento às faixas.
De toda forma, os clipes seguem extremamente vivos e essas 21 canções de diferentes épocas devem grande parte de sua popularidade a eles. Veja a seguir a lista que homenageia a história do formato e também mostra sua importância nos dias atuais!
Por Tony Aiex e Felipe Ernani