Millie Small, influente cantora jamaicana, morreu aos 73 anos de idade.
As notícias chegam de Londres, onde a artista se encontrava, e dão conta de que ela teve um AVC.
Em 1964, Millie emplacou o hit “My Boy Lollipop” nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido, conquistando a impressionante segunda posição em ambas.
Esse, inclusive, é considerado um marco na história do Ska, estilo jamaicano que se popularizou no mundo todo e, acredita-se, em boa parte por causa dessa canção.
De acordo com a BBC, essa ainda é uma das músicas de Ska mais vendidas de todos os tempos, com mais de 7 mil cópias comercializadas.
Continua após o vídeo
Morte de Millie Small
Quem confirmou a notícia da morte foi justamente o fundador da Island Records, Chris Blackwell, que a levou para Londres em 1963 e produziu o single dando ênfase aos vocais “infantis” e agudos.
Em declaração para o Jamaica Observer, Chris disse que ela foi a pessoa responsável por levar o Ska para o resto do mundo:
Eu diria que ela é a pessoa que tornou o Ska internacional porque foi sua primeira gravação de sucesso.
E a música se tornou um hit basicamente em todo canto do mundo. Eu excursionei com ela pelo mundo porque cada um dos territórios queriam que ela aparecesse e fizesse programas de TV e ações do tipo, e era maravilhosa a forma como ela lidava com tudo.
Ela era uma pessoa doce, realmente doce. Muito engraçada, grande senso de humor. Ela era muito especial.
Em 2011, no aniversário de 49 anos da independência da Jamaica, o Governador-Geral celebrou a influência de Small com uma Comanda da Ordem de Distinção, destacando as contribuições da cantora para a indústria da música Jamaicana.
Que descanse em paz.