O ambicioso projeto Life in a Day, que une os diretores Ridley Scott (Gladiador) e Kevin Macdonald (Whitney, Um Dia em Setembro, O Último Rei da Escócia), está preparando uma edição bastante especial em 2020.
No dia 25 de Julho, todas as pessoas do mundo são incentivadas a filmar suas vidas e contar a história de um dia na Terra. É claro que isso tudo ganhará tons dramáticos com a situação que vivemos atualmente, já que espera-se diversas filmagens relacionadas à pandemia e suas consequências.
A nova edição acontece dez anos após a original, que trouxe a mesma premissa mas em um mundo certamente bem diferente do que vivemos hoje. Falando sobre o projeto, a Head Global de conteúdo original do YouTube Susanne Daniels disse:
Após o sucesso do documentário de 2010, este é um momento importante para revisitar esse conceito inventivo de filmes com Ridley e Kevin. Este projeto realmente demonstra a singularidade do YouTube, mostrando o poder da experiência humana contada pelos olhos e câmeras de indivíduos em todo o mundo.
Quem também se mostrou empolgado com a obra foi Macdonald, que classificou o primeiro Life in a Day como “uma das experiências mais alegres e reveladoras da vida” e disse:
Os colaboradores foram generosos o suficiente para compartilhar momentos bastante íntimos de suas vidas como parte de um enorme experimento de afirmação da vida. Estou emocionado, dez anos depois, por estarmos fazendo ‘Life in a Day 2020’. Nesse período, como mudamos? Como nosso relacionamento com a filmagem mudou? E nesse momento extraordinário da história, o que esperamos do futuro?
Para participar do Life in a Day 2020, basta acessar esse link e ver as informações disponíveis. Abaixo, você pode relembrar o filme de 2010.
Life in a Day
O original, filmado em Julho de 2010, marcou o quinto aniversário do YouTube e teve como objetivo aproximar a comunidade da plataforma. Foram 80 mil inscrições e, após a estreia no festival Sundance em 2011, já acumulou mais de 16 milhões de visualizações no próprio YouTube.
Na edição 2020, após as submissões, uma equipe de 30 revisores irá avaliar e traduzir os conteúdos antes de submetê-los aos três principais editores do filme: Mdhamiri Á Nkemi (Blue Story, The Last Tree), Sam Rice-Edwards (Whitney) e Nse Asuquo (The Stuart Hall Project, The Jazz Ambassadors).
Eles irão, então, trabalhar ao lado de Macdonald para moldar a obra. Vale ressaltar que Scott atua como produtor executivo dessa vez, ao lado de Kai Hsuing (Lords of Chaos).
A nova versão também irá estrear no Sundance em 2021, e chegará à plataforma online no mesmo ano.