15 de Agosto de 1965 é uma data muito importante para os Beatles mas também muito significativa para a indústria da música.
Isso porque há exatos 55 anos a banda britânica pisava no Shea Stadium em Nova York e, na casa do time de baseball New York Mets, fazia o primeiro show de grande porte em um estádio em toda história do entretenimento.
Beatles no Shea Stadium
Foi em um Domingo que os Beatles abriram a turnê pela América do Norte em 1965 e tocaram para 55.600 pessoas.
Com a “Beatlemania” no auge, as pessoas não apenas foram até o local para assistir ao show do quarteto de Liverpool como gritavam, choravam, esperneavam e até desmaiavam, com imagens mostrando que até os seguranças do local estavam incomodados com tanto barulho.
Ao final das contas, ninguém ouviu o show direito: nem a banda nem o público conseguia entender o que estava saindo das caixas de som por causa dos gritos da plateia, mas isso acabou ficando em segundo plano.
O resumo desse episódio foi que era possível organizar shows de larga escala em locais abertos como estádios e hoje (exceto em tempos de pandemia, é claro) a prática se tornou pra lá de comum.
Em 23 de Agosto de 1966 os Beatles voltaram a tocar por lá e o recorde da banda permaneceu intacto até que em 1973 o Led Zeppelin foi ao Tampa Stadium e tocou para 56.800 fãs.
Relembre alguns momentos dessa passagem histórica no vídeo abaixo.
LEIA TAMBÉM: “Os Reis do Iê-Iê-Iê” – há 56 anos o auge da Beatlemania era registrado em filme
https://www.youtube.com/watch?v=iY2HajPgDEI