O Sepultura é uma das melhores bandas brasileiras e possivelmente a mais influente a sair daqui nos últimos anos.
Em 1996, o grupo viveu o que muitos consideravam o seu auge após lançar o disco Roots, e atingiu um patamar que os levou ao reconhecimento não apenas por fãs como por lendas vivas da música. Foi justamente nesse ano que a MTV brasileira fez um documentário sobre os caras.
Com a participação de grandes figuras da música brasileira como Carlinhos Brown e João Gordo, o programa mostrava cenas de bastidores, entrevistas, e detalhes sobre as concepções dos trabalhos que levaram o Sepultura até aquele ponto na história, inclusive com cenas dos históricos shows no Olympia relembrados por Gordo recentemente.
No especial, inclusive, temos uma declaração sensacional de Ozzy Osbourne sobre a banda brasileira:
O que eu gosto neles é que se você não fosse americano, canadense ou inglês as pessoas não queriam nem te ouvir. É muito bom para outra cultura afirmar: ‘Nós também podemos chegar lá, e podemos fazer tão bem quanto qualquer outro’. Isso é ótimo.
Se eles sobem no palco e começam a tocar congas, e aquilo soa como Black Sabbath… quando você ouvir o Sepultura, vai saber que são eles. Eles têm identidade.
Felizmente, esse baita trabalho — intitulado “Vamo Detonar” — está disponível na íntegra no YouTube e você pode assistir em três partes pelos links abaixo.
Infelizmente, ele começa falando sobre a briga entre Max Cavalera, Gloria Cavalera e o resto da banda que acabou culminando na saída do vocalista do grupo para não mais voltar.
De qualquer maneira, é histórico!