O coração do brasileiro fica quentinho quando o país está em alguma lista internacional relacionada a algo positivo, né? Pois bem, marcamos presença entre as cidades de pequeno porte mais descoladas do mundo.
Com a pandemia do Coronavírus, está se falando muito entre trocar as cidades grandes pelo conforto de locais menores. Segundo o portal Latestly, as pequenas cidades em todo o mundo estão provando que têm ainda mais a oferecer.
Para justificar esse ponto, o Creative Urban Institute, organização sem fins lucrativos sediada em Portland, nos Estados Unidos, decidiu se juntar à Universidade do estado de Oregon para criar um ranking que já é comum entre as grandes metrópoles, só que desta vez voltado para as pequenas cidades do mundo.
O índice mede o quão cool, expressão muito utilizada na língua inglesa e que pode ser traduzida como “legal” ou “descolada”, são os municípios com menos de 130 mil habitantes.
A classificação foi feita com base em 13 fatores para cada 10 mil habitantes, são eles: o número de startups de tecnologia, densidade de arte de rua, tráfego, festivais e eventos, cafeterias, microcervejarias, educação superior, renda per capita, provedores de internet de alta velocidade, disponibilidade de alimentos direto do produtor, estabelecimentos comerciais familiares, inflação no preço da moradia e “instagramabilidade”, referente a menções na rede social que mostram o interesse dos jovens pelo o que está acontecendo na cidade.
Entre as 647 cidades de 20 países que foram analisadas, duas de Minas Gerais entraram para o ranking: Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes.
Sobre as cidades
Santa Rita do Sapucaí se destacou por estar sendo o centro de tecnologia do Brasil e contar com startups, cafeterias e ser palco do festival HackTown, que mistura tecnologia, música, inovação e arte.
Em 2019, Tony Aiex, fundador e editor-chefe do TMDQA! foi ao HackTown, e te contou aqui a experiência que viveu por lá. Inclusive, dentro da programação do evento, ele deu uma palestra sobre os 10 anos do site e entrevistou a banda Scalene em uma cervejaria.
Já Tiradentes entrou para o ranking pelas suas galerias de artes, restaurantes, facilidades para empreender na economia criativa, seus festivais e também por ser uma cidade desejada pelo público jovem que está sempre a par das novidades.
Confira abaixo a lista na íntegra com a pontuação de cada município.
Cidades Pequenas Mais Legais do Mundo
1. Charleston (Estados Unidos) – 8.737 pontos
2. Mullumbimby (Austrália) – 8.437 pontos
3. Oss (Holanda) – 8.285 pontos
4. Santa Rita do Sapucaí (Brasil) – 7.824 pontos
5. Chiang Mai (Tailândia) – 7.797 pontos
6. Boulder (Estados Unidos) – 7.531 pontos
7. Leuven (Bélgica) – 7.489 pontos
8. Tiradentes (Brasil) – 7.391 pontos
9. Truckee (Estados Unidos) – 7.383 pontos
10. San Miguel de Allende (México) – 7.212 pontos
Em 2020 0 HackTown terá uma versão online por causa da pandemia e você pode encontrar mais informações por aqui.