Lançamentos Nacionais: NDK, andre L.R. mendes, Miguel Bestard, Odaya e Kaau

Entre os lançamentos nacionais nas últimas semanas estão materiais de NDK, andre L.R. mendes, Miguel Bestard, Odaya e Kaau.

NDK
Crédito: divulgação

A banda paulista NDK continua antecipando algumas canções que vão estar no álbum O Selenita e dessa vez chegou a hora de divulgar “Saturno”. A música chega pouco depois do lançamento do single anterior: “Buraco Negro”.

O grupo é formado por Rike (vocal), Caio (guitarra), Fernando Lavinhati (guitarra e voz), Júlio Pires (baixo) e Gustavo Santos (bateria).

A NDK, que neste 2020 completa 15 anos de carreira, estreou em 2010 com o disco Vício e cinco anos depois lançou seu álbum homônimo. Em 2017, o grupo retornou com EP Impermanência e agora finaliza o novo trabalho de estúdio.

andre L.R. mendes

andre L.R. mendes
foto: Cintia M.

O cantor e compositor baiano andre L.R. mendes disponibilizou nas plataformas digitais a música “Insubmissão aos Urubus”.

A faixa, que utiliza o realismo fantástico para falar dos dias atuais, faz parte de uma série de lançamentos mensais que o artista vem liberando na quarentena. No final do ano, os singles distribuídos serão integrados em um álbum cheio.

Andre, que produz todo o material sozinho, da composição às etapas de gravação e mixagem, já foi líder da banda Maria Bacana, que nos anos 1990 estava no casting do selo Rock It!, de Dado Villa-Lobos.

 

Miguel Bestard

Miguel Bestard
foto: Bernardo Meireles

O guitarrista, compositor, cantor e produtor musical uruguaio radicado no Brasil Miguel Bestard liberou o álbum Formas de Viajar.

O disco, que conta com a participação especial de Paulinho Moska, com quem o artista dividia os palcos pelo país antes da pandemia da Covid-19, apresenta dez faixas e une o rock, pop, jazz, blues e música brasileira.

“O álbum está trazendo para mim uma mudança a nível artístico muito forte desde que comecei a compor e registrar ele. Gravei com uma banda de grandes amigos que fazem parte da minha história na minha música. Também poder ter gravado junto ao grande mestre Paulinho Moska em duas faixas me trouxe muita alegria e também muito aprendizado no estúdio, foi uma aula de fazer música,” explica Miguel, que também já morou na Europa, onde se apresentou em festivais como o Small World Stage, na Inglaterra.

Os músicos Fafa Barbosa (baixo) e Rodrigo Trobo (bateria) acompanharam Bestard nas gravações do disco que sucede Busker, lançado em 2018.

Odaya

Odaya
foto: reprodução

O músico John Evans (Lumen Craft), através de seu projeto Odaya, liberou nas plataformas de streaming o clipe feito para a faixa “Me Jogo no seu Mar”.

O vídeo, dirigido por Olavo Ekman, do Estúdio Bijari, traz imagens de paisagens coloridas, com bastante dança e movimento.

“A música tem uma cadência pulsante e mecânica e sua letra representa o desejo. Isso me inspirou a misturar os elementos geométricos (mecânico) e as paisagens e corpos dançando (desejo). O videoclipe reflete também a saudade de uma pista de dança, a vontade de viajar e ver as cores do mundo e das pessoas que senti durante a pandemia,” conta Olavo.

Kaau

Kaau
foto: divulgação

A cantora, multi-artista, grafiteira e fotógrafa gaúcha Kauana Camargo, que assina artisticamente como Kaau, divulgou nas plataformas digitais o clipe da canção “Saiba”.

O vídeo foi liberado no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (dia 29 de Agosto) e por isso contou com a colaboração de diversas mulheres que também se relacionam com pessoas do mesmo sexo.

“‘Saiba’ foi uma aposta minha em uma das músicas que fiz para minha namorada. A ideia era lançar só pra ter algo dedicado a ela assim como as outras músicas foram, mas ela acabou repercutindo mais do que o esperado e assim formando meu público atual. Queria falar sobre nós, sobre mulheres lésbicas que existem e resistem todos os dias,” afirma Kaau.