Em 15 de Dezembro de 1969, John Lennon faria sua última aparição nos palcos do Reino Unido antes de sua fatídica morte em 1980.
Como se não bastasse isso, o show em questão — que era da Plastic Ono Band, projeto do ex-Beatle com a esposa Yoko Ono — foi ainda mais histórico graças à escalação de músicos que acompanhou o casal.
Além de Billy Preston (The Beatles/The Rolling Stones) e Nicky Hopkins (Led Zeppelin/The Rolling Stones) nos teclados, a escalação do grupo naquela noite para a apresentação no Lyceum em Londres contou com Eric Clapton e George Harrison dividindo as tarefas nas guitarras e ninguém menos que Keith Moon (The Who) na bateria. Bobby Keyes (The Rolling Stones) fechou a formação, assumindo o saxofone.
A performance, aliás, foi a única da Plastic Ono Band na Europa e só aconteceu por um motivo especial: tratava-se de uma iniciativa da Unicef, o Peace for Christmas (“Paz Para o Natal”) e John e companhia tocaram para arrecadar fundos. Mas, nos palcos, a coisa foi intensa — até demais para alguns membros da plateia.
Como conta a Classic Rock, foram tocadas apenas duas músicas, mas o show durou quase 50 minutos. Sim, você leu certo: além de uma versão de 7 minutos de “Cold Turkey”, introduzida por John como sendo uma música “sobre dor”, a banda passou 40 minutos tocando “Don’t Worry Kyoko”, em uma pegada que aparentemente foi cheia de riffs e viagens musicais que fez o público deixar o local.
Infelizmente, não há registros completos da noite. O único vídeo disponível da ocasião tem apenas 2 minutos de duração e serve como um clipe de “melhores momentos”, mas em uma entrevista futura John Lennon mostrou ter se divertido com a performance:
Muita gente da plateia foi embora, mas os que ficaram, eles entraram em uma viagem. Foi um dos primeiros shows de Rock verdadeiramente pesado. […] É de se esperar que algumas pessoas estavam desapontadas pelo fato de só termos feito dois números bem longos, mas nós tocamos música de 1984! Eu não sei o que eles querem. Eu estou tentando passar a mensagem de que a Plastic Ono Band toca o inesperado. […] Eu não faço mais variedades. Eu parei isso quando estava com os Beatles.
É, um verdadeiro caso de “só quem viveu sabe”. Ou, pelo menos, em questão de vídeo: a versão de “Cold Turkey” e um trecho de “Don’t Worry Kyoko” estiveram no disco Some Time in New York City (1972), e você pode conferir ambas abaixo, bem como o vídeo com trechos da noite.
John Lennon, George Harrison, Keith Moon e Eric Clapton juntos
https://youtu.be/4mTL9K1Jv7w