O My Chemical Romance que, junto com o Blink-182, representam a atração principal do “Honda Civic Tour” desse ano, cancelou o show da turnê do álbum “Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys”, que aconteceria no Estado americano do Arizona no final de setembro por motivos políticos.
A ação foi em protesto ao Estado americano do Arizona, que aprovou no ano passado um ato legislativo que determina rigorosos mecanismos de defesa contra a imigração ilegal. O “Arizona Senate Bill 1070” (ou SB 1070) obriga todos os estrangeiros que forem permanecer no Estado por mais de 30 dias a carregar um documento registrado pelo governo que evidencie e acentue a situação de imigrante do indivíduo.
Fundada pelo Rage Against the Machine, o “Sound Strike” é uma coalizão de músicos a favor do boicote a esta legislação. Além do Rage e do Chemical Romance, o Maroon 5, Kanye West, M.I.A e Sonic Youth também aderiram ao boicote. O movimento tem o objetivo de ajudar a financiar atos de militância e interromper shows na região até que a lei seja revogada. O grupo afirma que o “SB 1070” só serve para reafirmar o preconceito e o racismo no Pais.