Cultura

Paul Van Doren, cofundador da Vans, morre aos 90 anos de idade

Paul Van Doren, cofundador da marca californiana de tênis Vans, faleceu aos 90 anos de idade. Leia homenagem e comunicado oficial.

Paul Van Doren, da Vans

Paul Van Doren, um dos fundadores da icônica marca de vestuário Vans, morreu aos 90 anos de idade. A causa da morte não foi revelada.

A notícia foi dada pelos perfis oficiais da marca nas redes sociais, e nós do TMDQA! lamentamos muito a passagem de alguém que ajudou a criar e solidificar uma das marcas mais parceiras da música e da cultura em todos os tempos.

Conhecida por projetos sensacionais como a Vans Warped Tour, a marca dona de alguns dos modelos de tênis mais famosos do planeta tem presença forte no Brasil e em 2020 patrocinou o Festival Online do Tenho Mais Discos Que Amigos! em parceria com a Powerline.

Sendo assim, não há como não expressar toda nossa dor, tristeza e votos de amor e carinho aos familiares e pessoas próximas de Paul Van Doren, já que desde a fundação da marca em 1966, ela vem se entrelaçando com a cultura e fomentando projetos musicais importantíssimos.

Paul Van Doren e a Vans

Aos 14 anos de idade, quando estava na oitava série, Paul abandonou a escola e sua mãe insistiu que ele conseguisse um emprego em uma fábrica de sapatos, a Randy’s.

Foi em 1966, que ele, seu irmão James Van Doren e o amigo Gordon C. Lee fundaram a primeira Vans, com a fábrica sendo instalada em Anaheim, na Califórnia.

À época do lançamento, havia três modelos diferentes de tênis que variavam entre 2.49 e 4.99 dólares. Ao final dos Anos 70, já eram 70 lojas da marca na Califórnia, sendo que Paul tocou a empresa até 1976 quando James passou a fazê-lo.

Logo abaixo você pode ver a mensagem publicada pelas redes da Vans.

Em 12 de Junho, Paul completaria 91 anos de idade. Que descanse em paz.

É com pesar que a Vans anuncia o falecimento do nosso cofundador, Paul Van Doren. Paul não era apenas um empreendedor; ele foi um inovador. A Van Doren Rubber Company foi o ponto mais alto de uma vida inteira de experimentação e trabalho duro na indústria de calçados.
As tentativas mais ousadas de Paul em design de produto, modelo de distribuição e marketing, junto com o seu talento para números e eficiência, transformaram uma empresa familiar de tênis numa marca reconhecida globalmente.
Enviamos o nosso amor e a nossa força à família Van Doren e aos incontáveis membros da Família Vans que trouxeram o legado de Paul à vida. Obrigado por tudo, Paul. Você deixará saudades.