Além de seu excepcional talento na guitarra, Brian May também é famoso por usar uma moeda no lugar da palheta para tocar.
Em uma entrevista de 2014 para a BBC (via Guitar World), o guitarrista do Queen contou sua trajetória com esse costume e seus motivos para preferir a moedinha, conhecida na Inglaterra como “sixpence”.
May conta:
Eu costumava usar palhetas muito flexíveis porque achava que eram boas para ganhar velocidade. Mas aos poucos descobri que queria cada vez mais rigidez na palheta, e quanto mais rígida, mais você sente o que está acontecendo na corda em seus dedos. Então, no fim das contas, eu peguei uma moeda e foi perfeito. Isso é tudo que eu precisava. E eu mudei a maneira que eu segurei a palheta, meio que dobrando um dos dedos ao redor, e eu nunca mais fiz diferente.
Brian ainda explicou por que exatamente prefere a moeda que saiu de circulação em 1980:
Ela é dura o suficiente para dar a você todo esse contato, [e] também é macia o suficiente para não quebrar suas cordas de aço, porque é feita de níquel. E ela tem essa adorável borda serrilhada que, se você a virar em um ângulo em relação às cordas, obtém um retorno muito bom. Então, para mim, a guitarra é como uma voz, e aquele estalo é uma das consoantes que ajuda a fazê-la falar.
Genial, hein? Assista à entrevista pelo vídeo abaixo.
LEIA TAMBÉM: Em 1992, escola católica censurava clássico do Queen em formatura
Brian May
https://www.youtube.com/watch?v=em3apUUjnoU&t=2s