Toy, o famoso disco “perdido” do saudoso David Bowie, foi lançado oficialmente nas plataformas digitais nesta sexta-feira (26).
O trabalho gravado em 2001 chega integrando um novo box set chamado Brilliant Adventure (1992 – 2001).
Como descreve o CoS, Bowie decidiu gravar Toy após sua apresentação em 2000 no Glastonbury. O intuito dele era reimaginar algumas de suas músicas anteriores com uma banda completa e, depois, lançar o álbum de surpresa.
Porém, os planos do artista foram colocados de lado após ele deixar a gravadora EMI/Virgin e assinar com a Columbia, pois ele começou a se dedicar ao álbum Heathen, que viria a ser lançado em 2002.
Inclusive, algumas faixas de Heathen foram originalmente escritas para Toy. O disco, aliás, foi vazado na internet em 2011, mas só hoje recebeu um lançamento oficial. Sobre o curioso trabalho, Mark Plati, produtor de Bowie, disse em um comunicado:
‘Toy’ é como um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de gente feliz por tocar música. David revisitou e reexaminou seu trabalho de décadas anteriores por meio de prismas de experiência e nova perspectiva – um paralelo que não passou despercebido por mim, visto que agora o revisito vinte anos depois.
De vez em quando, ele costumava dizer: ‘Mark, este é o nosso álbum’ – acho que porque ele sabia que eu estava profundamente envolvido com ele nessa jornada. Estou feliz por finalmente poder dizer que agora pertence a todos nós.
Ouça Brilliant Adventure (1992 – 2001) final da matéria!
David Bowie – Toy
Além de ser disponibilizado no box, Toy ganhará um lançamento independente como um conjunto de vários discos chamado TOY: BOX, previsto para chegar em 7 de Janeiro.
Em tempo, vale lembrar que recentemente o diretor Brett Morgen, responsável pela cinebiografia Montage of Heck (2015), sobre Kurt Cobain, revelou estar trabalhando em um novo projeto com registros raros em fotos e vídeos dos arquivos de David Bowie. Saiba mais aqui.