O diretor canadense Jean-Marc Vallée morreu neste domingo (26) aos 58 anos em sua cabana, que fica próxima de Quebec, no Canadá.
Apesar da causa da morte ainda ser desconhecida oficialmente, o Deadline apontou que o cineasta teria falecido em função de um ataque cardíaco.
Vallée foi responsável por produções como Clube de Compras Dallas (2013), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor em 2014.
Embora não tenha levado o prêmio, ele viu os dois principais nomes no elenco, Matthew McConaughey e Jared Leto, vencerem nas categorias Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente.
O longa, que conta a história de um eletricista heterossexual de Dallas diagnosticado com AIDS em 1986 que se recusa a aceitar a doença, ainda faturou o Oscar de Melhor Maquiagem naquele ano.
Jean-Marc também dirigiu a aclamada série da HBO Big Little Lies (2017-2019), protagonizada por Nicole Kidman e Reese Whiterspoon. O seriado teve duas temporadas e foi vencedor de oito Emmys e quatro Globos de Ouro.
Ainda para a HBO, Vallée comandou em 2018 Sharp Objects, produção adaptada do romance de Gillian Flynn que recebeu 12 indicações ao Emmy.
Produtor se manifesta sobre a morte de Jean-Marc Vallée
Nathan Ross, produtor parceiro do cineasta, lamentou sua morte:
Jean-Marc representou criatividade, autenticidade e tentou [fazer] as coisas de forma diferente. Ele era um verdadeiro artista e um cara generoso e amoroso. Todos que trabalharam com ele não podiam deixar de ver o talento e a visão que ele possuía. Ele era um amigo, parceiro criativo e um irmão mais velho para mim. O maestro fará muita falta, mas é um conforto saber que seu belo estilo e o trabalho impactante que ele compartilhou com o mundo vão viver.
Na carreira, Vallée ainda se destacou com os filmes C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor (2005), A Jovem Rainha Vitória (2009), vencedor do Oscar de Melhor Figurino, e Livre (2014), que rendeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Reese Witherspoon.
Além do reconhecimento na direção, Jean-Marc Vallée era um renomado roteirista, editor e produtor.
Que descanse em paz!
LEIA TAMBÉM: Beni Borja, fundador e primeiro baterista do Kid Abelha, morre aos 60 anos