Em 30 de Janeiro de 1969, os Beatles fizeram seu último show, realizado no terraço do prédio da gravadora Apple Corps, em Londres, chamando a atenção de centenas de passantes que observavam tudo do asfalto.
A partir de hoje (28), o áudio da performance, que na época rendeu muita confusão envolvendo até policiais que interromperam a apresentação, está disponível nas plataformas digitais.
Segundo a Loudersound, o material foi mixado em estéreo e Dolby Atmos por Giles Martin e Sam Okell, e haverá outras novidades para marcar o aniversário do Rooftop Concert.
No próximo domingo (30), quando a apresentação completa exatos 53 anos, a Disney junto com a Apple Corps exibirá na íntegra The Beatles: Get Back – The Rooftop Concert exclusivamente nos cinemas IMAX dos Estados Unidos e Reino Unido.
Instalação no Hall da Fama do Rock
Além disso, o Hall da Fama do Rock montou uma instalação chamada The Beatles: Get Back to Let It Be, que estará aberta ao público de 18 de Março deste ano até Março de 2023 na sede da instituição em Cleveland, nos EUA.
A ideia do projeto é apresentar ao fãs uma experiência imersiva com base no aclamado documentário em três partes The Beatles: Get Back, dirigido por Peter Jackson para o Disney+.
A exposição multimídia vai conduzir o público para dentro dos ensaios registrados antes do show no terraço, apresentando ainda instrumentos, figurinos, letras escritas à mão e outros itens relacionados à última fase da carreira dos Beatles.
The Beatles: Get Back
O documentário The Beatles: Get Back foi desenvolvido a partir de um material de 56 horas de imagens inéditas e 140 horas de áudio das sessões de gravação do último disco lançado pelo lendário grupo, Let It Be (1970).
A produção de três partes que estreou em Novembro e não censurou linguagem inapropriada mostra cenas que nunca foram vistas dos integrantes da banda, inclusive dos músicos interagindo nos bastidores da criação das canções do famoso álbum.
Confira o registro completo de Get Back (Rooftop Performance) abaixo!
LEIA MAIS: O dia em que Jimi Hendrix tocou um clássico dos Beatles ao vivo