Na semana passada, o governo espanhol aprovou uma lei que permite que os jovens completando 18 anos em 2022 recebam um voucher no valor de 400 euros (cerca de 2 mil reais) para gastar com produtos culturais que vão desde ingressos de shows e festivais até a compra de livros, discos ou música em formato digital.
Batizado como “Bônus Cultural para a Juventude”, o benefício tem como propósito estimular as indústrias culturais e criativas que tanto sofreram ao longo da pandemia e deve atender cerca de 500 mil espanhóis.
Conforme informou o Quietus, os adolescentes receberão um cartão virtual para gastar em até um ano, conforme as determinações da lei aprovada pelo conselho de ministros na Espanha.
Divisão do Voucher para shows e discos
Nelas, está estipulado o limite de 200 euros para festivais e shows, 100 euros para produtos físicos e outros 100 para o consumo de música digital.
Através de seu site oficial, o governo espanhol reforça a missão do projeto:
[O objetivo é] facilitar o acesso universal e diversificado dos jovens à cultura, gerar novos hábitos de consumo cultural e fortalecer aqueles que já existem, criar novos públicos, estimular a procura e reduzir o impacto negativo provocado pela pandemia nos setores culturais.
A lei segue o modelo de projetos semelhantes utilizados na França (que em Maio de 2021 destinou 300 euros para cada beneficiário) e Itália (que em 2016 destinou 500 euros para cada beneficiário).
Importante, né?
Uma pena que seja um sonho distante aqui no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Keith Richards dá conselho sobre COVID ao amigo e negacionista Eric Clapton: “faça o que o médico mandar”