A banda Zé Bigode Orquestra disponibilizou um clipe super interessante para sua faixa “Golpe no Vazio”.
A música que conta com a participação de Curumin e integra o recém-lançado disco Clube da Fumaça, apresenta alguns simbolismos e um refrão que surge de uma frase de Inês Brasil que viralizou nas redes sociais em que ela diz: “se me atacar vou atacar”.
Segundo a banda, essa frase “pode ser tanto uma brincadeira como de fato uma reação a uma agressão estrutural, fazendo um paralelo com o contexto de incursões nas comunidades do Rio de Janeiro, onde a polícia chega sem mais nem menos nas operações e atira nas costas de quem ela considera “suspeito” em grande maioria negros”.
Para ilustrar “Golpe no Vazio”, o grupo apresenta um clipe inteiramente feito em colagem virtual que reúne “um grande caldeirão psicodélico” com o intuito de explicar os assuntos abordados na faixa.
Novo Clipe da Zé Bigode Orquestra
A produção e animação do vídeo é assinada pelo pernambucano Matheus Xavier do Projeto Ciberdelia. Sobre a obra, ele explica:
A animação para Golpe No Vazio são várias sobreposições de ideias trazidas pelas colagens e ilustrações que reúnem elementos psicodélicos, políticos e brasileiros que se encontram para transmitirem em frequências tudo que se passa pela música através de um túnel infinito de imagens que vão surgindo.
Em Fevereiro, a Zé Bigode Orquestra lançou seu disco sucessor de Fluxo (2017) que apresenta uma mistura de estilos e gêneros musicais que carrega MPB, Jazz, Reggae, Afrobeat e mais, saiba mais aqui.
Em Clube da Fumaça, a banda ainda conta com nomes como BNegão, Luciane Dom e Thiago França.
Confira o clipe de “Golpe no Vazio” no vídeo abaixo.