Alan White, baterista do Yes que gravou "Imagine" com John Lennon, morre aos 72 anos

Alan White, baterista que passou 50 anos no Yes e gravou clássicos de John Lennon e George Harrison, faleceu aos 72 anos de idade. Saiba mais.

Alan White, baterista de Yes, John Lennon, George Harrison e mais
Foto via Wikipedia

Alan White, baterista que ficou famoso como parte da Plastic Ono Band de John Lennon e Yoko Ono e depois se juntou ao Yes, morreu aos 72 anos de idade.

O lendário músico nos deixou nesta quinta-feira (26) depois de batalhar brevemente contra uma doença, que inclusive já havia sido informada pela banda de Rock Progressivo e o tiraria da turnê de celebração dos 50 anos do disco Close to the Edge. Não há detalhes sobre qual foi a causa oficial de sua morte, mas ele faleceu em casa, em Seattle, nos EUA.

Britânico, Alan ganhou fama em 1969 ao participar de alguns shows com John Lennon e sua banda. Depois disso, gravou várias faixas do disco Imagine, incluindo o clássico atemporal que leva o nome do álbum, e em 1972 substituiu o baterista original Bill Bruford no Yes.

No total, passou 50 anos na função, gravando diversos dos discos mais populares do grupo e se tornando o membro mais longevo da formação desde o falecimento do baixista Chris Squire em 2015.

Alan White

Além de seus trabalhos com Lennon e com o Yes, Alan White também tem um currículo incrível que inclui parcerias com nomes como George Harrison, Joe Cocker e Ginger Baker’s Air Force.

Ele entrou no Hall da Fama do Rock and Roll em 2017 como parte do Yes, além de ter ganho um Grammy em 1985 pela faixa “Cinema”, eleita a Melhor Performance Instrumental de Rock.

Com um legado enorme e uma influência inegável, White deixa dois filhos, Jesse e Cassi, e sua esposa Gigi. Que descanse em paz e obrigado por tudo, mestre!