O lendário ator Milton Gonçalves faleceu há pouco tempo nesta segunda-feira (30) aos 88 anos de idade.
Ele estava em casa, no Rio de Janeiro, e morreu em decorrência de problemas que surgiram como consequência de um AVC sofrido ainda em 2020 durante uma feijoada na quadra da Salgueiro, tradicional escola de samba da Tijuca, no Rio.
O ator chegou a ficar três meses internado e sobreviveu com a ajuda de aparelhos de respiração mas, cerca de dois anos depois, não resistiu às complicações.
Ícone da televisão, ficou famoso por seus trabalhos em novelas, programas de humor e outras produções, tendo ganhado grande importância em títulos como “Irmãos Coragem” (1970), “A Grande Família” (1972), “Escrava Isaura” (1976) e “Carga Pesada” (1979), tornando-se uma pedra fundamental da representatividade negra na televisão, sendo elogiado por inúmeros sucessores da atuação.
Seu trabalho mais conhecido talvez seja como Pai José em Sinhá Moça (2006), que lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional como Melhor Ator, indo à cerimônia e se tornando o primeiro brasileiro a apresentar uma categoria do evento quando subiu ao palco ao lado de Susan Sarandon para entregar o prêmio de Melhor Programa Infanto-Juvenil.
Milton teve dois trabalhos notáveis em 2021, interpretando Alfredo Vianna em Pixinguinha, Um Homem Carinhoso e fazendo uma participação especial como Gasparian na série Filhas de Eva, do Globoplay.
Que descanse em paz.