Kate Bush tem feito história com seu hit “Running Up That Hill” após o sucesso que a música alcançou por aparecer na nova temporada de Stranger Things.
Na última terça-feira (7), o single lançado em 1985 no disco Hounds of Love alcançou a 8ª posição na Billboard Hot 100 e ficou em primeiro lugar no Spotify Global, como te contamos aqui.
A posição obtida na Billboard fez com que Kate Bush se tornasse a primeira artista mulher daquela década que escreveu, produziu e cantou uma música própria a alcançar o Top 10 das paradas.
De acordo com a própria Billboard, “Hill” é a primeira música escrita, produzida e interpretada por um artista a chegar ao Top 10 do Hot 100 desde “KOD”, do rapper J. Cole, que estrou em 10º lugar (marcando sua única semana no Top 10) no dia 5 de Maio de 2018.
Kate Bush faz história na Billboard Hot 100
Nomes como Prince, Hozier, Pharrell Williams e Alicia Keys fazem parte do seleto grupo de artistas que alcançaram este aclamado feito na Billboard Hot 100.
O portal aponta que, antes de J. Cole, o último hit que também conquistou este feito foi “When Doves Cry”. A faixa escrita, produzida e executada exclusivamente por Prince retornou ao Top 10 do Hot 100 após sua morte em 2016, mas também tinha atingido a posição na época de seu lançamento, em 1984.
Antes do retorno do clássico de Prince, a música “Take Me to Church”, de Hozier, também entrou para o Top 10 em 2014 e levou o artista para o time de músicos que realizaram as três etapas em suas canções.
Por fim, a última mulher responsável pelo importante marco antes de Bush foi a cantora francesa Soko, com a música “We Might Be Dead by Tomorrow”. A canção chegou ao 9º lugar no Hot 100 também em 2014 principalmente por conta do vídeo viral “First Kiss”, que chegou à internet em 10 de março daquele ano, segundo a Billboard.
As outras artistas mulheres a conquistarem este feito foram Alicia Keys, Lauryn Hill e Debbie Gibson, respectivamente com as músicas “If I Ain’t Got You” (2004) e “Fallin” (2001); “Doo Wop (That Thing)” (1998); e “Foolish Beat” (1988) e “Lost in Your Eyes” (1989).