Foto de Jão por Gabriela Schmidt
Não há como negar: Jão é um talento nato e uma verdadeira força da natureza.
Com uma carreira ainda curta mas repleta de significados, o artista nascido em Américo Brasiliense, interior de São Paulo, encontrou as respostas para diversos questionamentos da sua vida através da música e resolveu transformar essa relação em canções.
O músico, que há alguns meses fez um dos melhores shows de todo festival Lollapalooza Brasil, talvez nem imaginasse que ao falar tão honestamente e diretamente com seus fãs em suas letras, arrastaria multidões e esgotaria ingressos de forma impressionante.
Foi o que aconteceu quando ele marcou quatro apresentações no Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas) em São Paulo e, após imensa demanda, foi obrigado a anunciar a quinta.
Todas elas deram sold out, e a casa de 8 mil pessoas ficou pequena para o talento de Jão, o Artista do Mês de Junho no TMDQA!
Origens de Jão e Estratégia
Em uma entrevista exclusiva para Tony Aiex que você pode ver na íntegra através do player de YouTube abaixo, Jão falou sobre os inícios da carreira.
Destinado a fazer música boa desde muito cedo, ele disse que se viu em nomes como Cazuza através de coletâneas em CD que ouvia em casa, e foi criando respeito e admiração por outros artistas da MPB, como Marisa Monte.
Quando chegou a hora de botar a sua carreira em prática, ele criou uma estratégia de gravações de vídeos de YouTube, cantando covers, e mostrou que não apenas tinha talento artístico como também visão do que é o mercado da música aliado à Internet:
A gente planejou esses covers no YouTube, já que não tinha uma maneira mais fácil de adentrar esse mercado [da música].
Na época, esse era o nosso planejamento, tipo ‘vamos chamar a atenção de alguém’. Era o momento de chamar a atenção de alguém que pudesse ajudar a produzir um disco, ou enfim, investir.
A importância dos shows
Como ficou bem evidente no Lollapalooza Brasil, a força de Jão para se conectar com seus ouvintes em canções também se traduz para os palcos, e hoje o artista é dono de um dos melhores shows do país.
Conduzindo multidões através das letras de verdadeiros hinos como “Idiota”, “Santo”, “Meninos e Meninas” e tantos outros, o músico sabe que o palco é seu lar, e fala abertamente sobre como os shows são importantes para ele:
Eu sempre falo pra galera que trabalha comigo que…
A gente tem uma máxima que diz que quando eu quero que alguém me conheça, eu peço para que essa pessoa seja levada ao show.
Eu acho que é a melhor forma de conhecer o nosso trabalho, porque eu considero o show a ponta principal, até antes do disco, sabe?
Eu acho que é realmente o que a gente gosta e o que a gente sabe fazer.
Lollapalooza Brasil
Na entrevista, Jão falou sobre como ficou nervoso antes de subir ao palco do Lolla e até mesmo começou a se autossabotar com pensamentos como os de que algo daria errado e cancelaria a apresentação.
Isso rapidamente passou, ele acionou o modo ao vivo e fez história, falando pra gente sobre como o público do Autódromo de Interlagos o recepcionou:
Eu sempre acho que as pessoas têm que me conhecer no show e talvez tivesse uma galera lá que talvez torcesse o nariz pra mim ou simplesmente não tinha interesse, aí falou ‘não, eu to aqui, vou ver o show desse cara’.
E aí só curtiu! Foi legal!
Podcast
Você também pode ouvir o resto desse longo papo onde Jão falou muito mais sobre a carreira, acessando e seguindo o Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! em todas as plataformas de streaming.
O player para qualquer navegador está logo abaixo e é só apertar o botão de play para sair ouvindo. Encontre o Podcast em áudio nas principais plataformas clicando nos links abaixo: