Música

Ana Maria Braga demite responsável por vídeo de macacos em reportagem sobre racismo na Globo

Após "erro" em reportagem sobre racismo envolvendo vídeo de macacos no Mais Você, Ana Maria Braga se pronunciou sobre o caso. Veja.

Ana Maria Braga e caso de racismo no Mais Você
Reprodução/Globo

Durante a exibição do programa Mais Você desta segunda-feira (1), Ana Maria Braga quis começar o programa se solidarizando com Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank e o episódio de racismo vivido pelos filhos do casal.

Além de falar sobre o tema, no entanto, Ana Maria chamou um VT que supostamente traria uma fala de Giovanna sobre o caso. No entanto, foi surpreendida e ficou totalmente sem graça quando o que foi exibido, na realidade, foi um vídeo de macacos — evocando a conotação racista do termo.

Apesar de ter seguido o programa, a apresentadora usou o Twitter na tarde desta segunda para informar os espectadores de que o “erro” não passou impune:

Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe.

Você pode ver um registro da entrada do VT, compartilhado pela ex-BBB Lumena, bem como a publicação de Ana Maria Braga ao final da matéria.

Ana Maria Braga demite responsável por VT errado

Nas redes sociais, diversos comentários surgiram em resposta à apresentadora e um dos mais curtidos veio de uma pessoa que afirmou ter experiência na área, informando que é bem improvável que tenha se tratado de um erro honesto e muito mais possível que o episódio tenha sido proposital:

Trabalhei durante 6 anos nessa área do switcher e as matérias são NOMEADAS, não tem como você ‘apertar sem querer’ porque o nome é claro! Acontece de entrar VT errado, sim, geralmente porque chamam a matéria errada, porém, um VT sobre macaco entrar bem numa fala sobre racismo, não foi erro!!!

Enquanto alguns criticaram o fato de não haver um esclarecimento sobre ter sido um erro intencional ou não, outros elogiaram a atitude de Ana. O influenciador Levi Kaique, por exemplo, destacou que “é importante não existir tolerância com essas coisas, a tolerância tem que ser ZERO”.