Nesta terça-feira (3), o perfil no Twitter Adventures in Rating Music reuniu algumas postagens de gringos no site Rate Your Music, onde usuários de todo o mundo podem escrever resenhas musicais, tirando sarro do lendário Clube da Esquina.
Junto com a capa do icônico álbum lançado em 1972 por Milton Nascimento e Lô Borges, a conta mostrou comentários em inglês que faziam comparações sem pé nem cabeça, como o que disse o usuário Firedog:
Honestamente, meio que uma cópia de Kanye [West].
Outro internauta apontou que enxergou “influências do Death Grips” no trabalho, enquanto um terceiro elencou a obra histórica como “o Playboi Carti da MPB”. É bem provável que todas as falas tenham sido feitas em tom de zoeira, mas isso não significa que os fãs do álbum não tenham se irritado.
Ao responder à publicação, um brasileiro tuítou:
É por isso que odiamos os gringos.
Há ainda diversos retweets com comentários de outros brasileiros ressaltando a ignorância ao desrespeitar um dos grandes discos da história da música, e até mesmo outros gringos defenderam o álbum de Milton e Lô, como um usuário que escreveu:
É uma blasfemia até mesmo fazer piada com coisas assim. Deveriam ser punidos.
Tá errado? Confira a postagem ao final da matéria!
Disco do Clube da Esquina foi avaliado pela Pitchfork com nota alta
Apesar da situação, um dos portais mais importantes sobre música dos Estados Unidos, a Pitchfork, reconheceu o valor do álbum do Clube da Esquina e avaliou o clássico da MPB com uma nota altíssima: 9,5.
Como te relembramos aqui no final do ano, ao falar especificamente sobre a voz de Milton, o autor da resenha destacou que é “uma das mais profundas da música do século 20, que seduz e inspira seus compatriotas, bem como Paul Simon, Earth, Wind & Fire, Herbie Hancock e Animal Collective“.
Merecido, né?!
LEIA TAMBÉM: “Clube da Esquina” é eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos
é por isso que odiamos os gringos
— Menges (@menges_) January 4, 2023