O Rock and Roll em sua forma mais classuda foi o protagonista da grande festa que o The Black Crowes promoveu em seu primeiro retorno ao Brasil após quase 30 anos. E, olha… quem não foi, perdeu!
A apresentação única no Brasil aconteceu nesta terça-feira (24), no Espaço Unimed, em São Paulo. O grupo dos irmãos Rich e Chris Robinson, que só veio ao país uma vez em 1996, trouxe pra gente a turnê que celebra as três décadas de seu disco de estreia, o imbatível Shake Your Money Maker (1990), na qual toca o álbum clássico na íntegra.
Mas antes da celebração começar, a banda paulistana Hurricanes foi quem abriu os trabalhos e esquentou os fãs que esperavam pelos Crowes. Com uma sonoridade bastante inspirada nos primórdios do grupo norte americano, os brasileiros mostraram todo seu talento e estética setentista no palco, contando até com uma dupla de backing vocals incrível. Emocionado, o vocalista Rodrigo Cezimbra agradeceu pela oportunidade, e recebeu vários aplausos por sua performance enérgica.
Após a abertura explosiva, finalmente chegou a hora de matar a saudade de uma das bandas mais clássicas e completas da história do Rock.
Continua após a foto
Às 21h30 em ponto, subiam ao palco os irmãos Robinson e os músicos Sven Pipien (baixo), Joel Robinow e Erik Deutsch (teclados), Brian Griffin (bateria) e Nico Bereciartua (guitarra), sob os gritos de um público que esperou quase 30 anos para vê-los aqui novamente.
Como tem feito durante toda a turnê, o grupo abre o show com a performance completa de Shake Your Money Maker, com faixas icônicas como “Jealous Again”, “Hard to Handle”, “She Talks to Angels”, “Struttin’ Blues” e várias outras — todas cantadas com muita emoção pela plateia.
E falando em cantar, Chris Robinson mostrou que está em sua melhor forma nos palcos aos 56 anos de idade. Isso porque, além de dançar e pular o tempo inteiro, o músico ainda impressionou com uma voz sensacional, dando a impressão de ter saído direto do disco gravado em 1989. Chris também pareceu impressionado com a multidão no Espaço Unimed, e não deixou de interagir e agradecer a plateia durante toda a apresentação.
Liderando uma banda afiadíssima, quem também se destaca é o guitarrista Rich Robinson e seus riffs incomparáveis. Ele, inclusive, trouxe um dos maiores racks de guitarra já vistos na história dos shows no Brasil — de longe, foi possível contar mais de 15 instrumentos. Bem mais sério que o irmão durante o show, Rich ainda se permitiu soltar alguns sorrisos pra plateia, que gritava seu nome a todo momento.
Continua após o vídeo
Assim que terminou de tocar SYMM na íntegra, o grupo emendou logo a ótima “Sometimes Salvation”, que muitos fãs não esperavam ouvir na setlist. A segunda parte do show continuou com “Wiser Time”, “Thorn in My Pride” e “Sting Me”, que antecederam um dos momentos mais incríveis da noite: o hit “Remedy”, que fez tremer a estrutura da casa (veja o vídeo acima). O grupo encerrou o repertório com “Virtue and Vice”, dando fim a uma verdadeira aula de Rock and Roll.
Vida longa ao The Black Crowes, e que não demorem outros 27 anos para voltar! Confira fotos da noite e o setlist logo abaixo.
LEIA TAMBÉM: The Black Crowes no Brasil, novo disco e mais: Rich Robinson esquenta vinda da banda em papo com o TMDQA!
The Black Crowes em São Paulo – fotos e setlist
Parte 1 – Shake Your Money Maker
- Twice as Hard
- Jealous Again
- Sister Luck
- Could I’ve Been So Blind
- Seeing Things
- Hard to Handle (Otis Redding cover)
- Thick n’ Thin
- She Talks to Angels
- Struttin’ Blues
- Stare It Cold
Parte 2
- Sometimes Salvation
- Wiser Time
- Thorn in My Pride
- Sting Me
- Remedy
- Virtue and Vice