Música

3 Lançamentos para ficar de olho: Jards Macalé, Michael Sullivan & Alice Caymmi e Soul de Brasileiro

Novidades do cenário nacional para você conhecer e acompanhar. Jards Macalé, Michael Sullivan & Alice Caymmi e Soul de Brasileiro são os nomes da vez!

Jards Macalé
Foto por Leo Aversa

Jards Macalé comemorou seu aniversário de 80 anos — completados no início de Março — com o lançamento da inédita “Coração Bifurcado“, parceria com Kiko Dinucci. A novidade dá nome e pavimenta a chegada do novo álbum do aclamado compositor e músico carioca.

O novo projeto, que contará com 12 músicas inéditas, nasce da premissa de que é possível cantar o amor em meio ao caos e propõe novas abordagens ao cancioneiro amoroso. Sobre o nascimento da canção com Dinucci, Macalé pontua:

O Kiko mandou a letra de ‘Coração Bifurcado’ e eu musiquei. O mote é a famosa cantiga de Pombagira: ‘um amor faz sofrer, dois amô faz chorar’. Vemos um coração na encruzilhada, diante das possibilidades de decisão entre dois amores e a total solidão.

O álbum Coração Bifurcado tem lançamento previsto para Abril, pela gravadora Biscoito Fino. O trabalho chega 4 anos depois do último projeto solo de Jards Macalé, Besta Fera, e depois da parceria com João Donato em Síntese do Lance — que figurou no Top 10 da nossa lista de 50 Melhores Discos Nacionais de 2021.

O artista, que transita com liberdade há cerca de 6 décadas em diversas esferas da arte, conta que pela primeira vez fez as músicas antes e mandou para vários poetas. Na lista de parceiros estão José Carlos Capinam (com quem compõe desde o final dos anos 60), Ronaldo Bastos, Rodrigo Campos, Clima, Guilherme Held, Alice Coutinho e Rômulo Fróes, este último responsável ainda pela direção artística do disco.

Todos os arranjos de base foram feitos de forma coletiva por Jards Macalé e a banda formada por Guilherme Held (guitarra), Pedro Dantas (baixo), Rodrigo Campos (violão, cavaquinho e percussão) e Thomas Harres (bateria).

Michael Sullivan & Alice Caymmi

Michael Sullivan
Foto: Divulgação

Michael Sullivan e Alice Caymmi se encontram em “Coisa à Toa“, o primeiro single de IVANILTON, novo álbum do cantor e compositor pernambucano. A música, que nasceu em parceria com Celso Fonseca, chegou às plataformas no mesmo dia em que Sullivan celebrou seus 73 anos de vida.

A escolha da data não foi à toa, assim como também não é por acaso que o artista batize o novo disco com o nome que consta em sua certidão de nascimento. Trata-se do trabalho mais autobiográfico de Sullivan que, desde os anos 60, se tornou nome importante para a música popular brasileira, tendo escrito alguns dos maiores clássicos nacionais dos anos 80 e 90.

“Coisa à Toa” foi também a primeira música composta para o álbum IVANILTON — que foi lançado em 23 de Março. Neta de Dorival Caymmi, Alice assina a produção do disco, enquanto Sullivan é o coprodutor. Sobre a parceria com a artista na faixa, o compositor comenta:

Sempre que faço algo com Alice Caymmi, penso no blues. Eu já tinha feito muitos blues no passado, como ‘Me Dê Motivo’. Mas esse é um tipo de blues atualizado, tem um pouco de Amy Winehouse, mas num espírito bem brasileiro.

O time de músicos que toca em “Coisa à Toa” é composto por Josué Godoy (Fender e cordas), Funai Costa (Hammond, synth e beat), Alexsandro Pinheiro (baixo), Filipe Castro (bateria e percussão), Antonio Neves (metais).

Soul de Brasileiro

Soul de Brasileiro
Foto por Marcos Hermes

Sobre Sonhar” é o novo single do trio carioca Soul de Brasileiro. Já disponível nas plataformas digitais, a música foi gravada na etapa final do edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido.

A musicalidade do trio se confunde com a intensa amizade entre Ge VieiraNegra Silva e José Junior, artistas de Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Soul de Brasileiro canta as suas vivências em canções autorais e tem na harmonização vocal o seu grande diferencial, “num mix urbano e afrofuturista”, na definição do próprio trio.

Sobre a composição da nova faixa, que ganha as plataformas via Selo Toca Discos, com distribuição da Altafonte, Ge Vieira revela:

‘Sobre Sonhar’ foi escrita um dia depois de uma DR que surgiu no nosso grupo de WhatsApp, onde falávamos das dificuldades em nos manter motivados, acreditando no valor do nosso trabalho.

Outra curiosidade é que a novidade ainda conta com a participação da MC e cantora Yas Werneck na gravação. Gê conta como rolou esse encontro:

Ouvimos o som da Yas no estúdio de nosso amigo Dree Beatmaker, na Rocinha, e perguntamos quem era a mina que fazia aquele flow tão especial e diferente. Quando soubemos que ela também estava no LabSonica, a identificação que já tínhamos virou afeto: é uma honra tê-la nessa música que nos traduz tanto.

Ouça “Sobre Sonhar” no player abaixo.