Duas grandes especialidades do Brasil são a música e as novelas, e elas sempre andaram juntas em trilhas sonoras inesquecíveis. Uma delas, há mais ou menos 10 anos, reuniu nomes do Rock e do Rap, como Los Hermanos, Nação Zumbi e Marcelo D2.
A novela era Lado a Lado, protagonizada por Camila Pitanga e Marjorie Estiano, que foi ao ar pela TV Globo entre 2012 e 2013. A trilha sonora moderna contrastava com a trama, que era de época.
A história acompanhava duas mulheres lutando por emancipação na conservadora sociedade carioca após a Proclamação da República, no final do século XX. A novela também tratava do movimento dos direitos civis dos negros e a descriminalização da capoeira.
Progressista assim como a trama, a trilha sonora chamou a atenção de fãs do Indie à Eletrônica, misturando com medalhões do Samba e da MPB, como Milton Nascimento, Gal Costa, Beth Carvalho cantando Cartola e Martinho da Vila.
Até George Michael apareceu na trilha de “Lado a Lado”
Cinco anos antes de Lado a Lado, a banda pernambucana Nação Zumbi lançou seu sétimo álbum, Fome de Tudo (2007). A música escolhida para a trilha da novela foi “Inferno”, que tem participação da cantora Céu.
Também teve espaço pra canções mais antigas, como a melancólica “De Onde Vem A Calma”, do Los Hermanos, presente no impecável disco Ventura (2003). Além de “Samba de Primeira”, do álbum de estreia de Marcelo D2 em carreira solo, Eu Tiro é Onda (1998).
Outro destaque é a faixa “Olhos Castanhos”, que o brasileiro reconhecido na cena eletrônica Daniel Peixoto gravou junto com George Michael, lenda do Pop britânico, para o disco Mastigando Humanos (2011).
Bons tempos, hein?
Na playlist de YouTube abaixo, um fã de tudo isso separou as músicas na ordem, e é só apertar o play para se divertir.
Tracklist
- Sururu na Roda – “A Flor e o Espinho”
- Martinho da Vila – “Grande Amor”
- Los Hermanos – “De Onde Vem a Calma”
- Mart’nália com part. de Djavan – “Namora Comigo”
- Marcelo Jeneci – “Quarto de Dormir”
- Nando Reis – “Sei”
- Nação Zumbi – “Inferno”
- Marcelo D2 – “Samba de Primeira”
- Diogo Nogueira – “A Voz do Morro”
- Dominguinhos do Estácio – “Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós”
- Beth Carvalho – “O Mundo é um Moinho”
- Milton Nascimento e Alaíde Costa – “Me Deixa Em Paz”
- Gal Costa – “Pot-Pourri: O Orvalho Vem Caindo” / “Fita Amarela” / “Até Amanhã” / “Palpite Infeliz”
- Mariene de Castro – “Isto É Bom”
- Daniel Peixoto com part. de George Michael – “Olhos Castanhos”
- Dhi Ribeiro – “Para Uso Exclusivo da Casa”