No último domingo (28), um show de Emicida, Rashid e Drik Barbosa na Virada Cultural de São Paulo terminou com fãs humilhados e agredidos pela Polícia Militar.
Um vídeo publicado pelo estudante Thiago Torres mostra uma aborgadem sofrida por ele e um amigo, em que os agentes xingam os jovens por estarem fumando maconha e tentam tomar o celular deles.
As imagens não mostram, mas Thiago disse em relatos no Twitter que os policiais torturaram seu amigo, forçando-o a comer a droga, e depois o enforcaram. Já o estudante teria sido agredido com chutes.
Ao descobrirem que a abordagem estava sendo filmada – o que é um direito do cidadão – os PMs ameaçaram “plantar” drogas em sua mochila e levá-lo à delegacia, mas desistiram após Thiago dizer que é conhecido na internet. Ele é militante e dá palestras sob o apelido Chavoso da USP.
Emicida se pronuncia
Horas após a publicação do vídeo, Emicida também foi ao Twitter para reprovar a ação da Polícia. O rapper disse que as autoridades são “incapazes de lidar de maneira humana com o jovem periférico”:
Triste demais que uma noite tão bonita ontem no palco Brasilândia, tenha terminado de um jeito tão ruim pro irmão Thiago Torres (@chavosodausp). Infelizmente, as forças de ‘segurança’ continuam despreparadas e truculentas, incapazes de lidar de maneira humana com o jovem periférico. Lamentável e frustrante esse episódio (que lamentavelmente não é isolado).
Muito triste… Confira abaixo o vídeo e os relatos de Thiago Torres e a resposta de Emicida.
LEIA TAMBÉM: Mãe de aluno vandaliza livro infantil de Emicida com críticas às religiões de matriz africana
Triste demais que uma noite tão bonita ontem no palco Brasilândia, tenha terminado de um jeito tão ruim pro irmão @chavosodausp.
Infelizmente, as forças de "segurança" continuam despreparadas e truculentas, incapazes de lidar de maneira humana com o jovem periférico.
Lamentável… https://t.co/SfIdehjiuT— emicida (@emicida) May 29, 2023
Tava curtindo agora o show do @emicida, @drikbarbosa e @MCRashid na Virada Cultural, eu e um parceiro fomos enquadrados e espancados por 3 PMs, tanto eu quanto ele fomos agredidos, mas meu parceiro foi torturado na minha frente por estar com um beck. +
— REVOGA ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO! 🇵🇸 (@chavosodausp) May 28, 2023