Mesmo antes de lançar seu revolucionário disco de estreia em 2006, o Arctic Monkeys já fazia sucesso com singles e EPs independentes, sendo uma das primeiras bandas a usar a internet para se popularizar no Reino Unido.
Até hoje, além dos sete álbuns de estúdio já lançados, o grupo britânico continua divulgando músicas incríveis que não entraram nas tracklists finais, mas se tornaram presentes especialíssimos para os fãs.
Embora esses “lados B” tenham sido mais frequentes no início de carreira, alguns dos discos mais recentes dos Monkeys também tiveram músicas extras, como “Anyways” em Tranquility Base Hotel & Casino (2018) e “You’re So Dark” no seminal AM (2013).
O perfil @acervoarctic no Twitter relembrou alguns dos b-sides preferidos dos fãs, e o TMDQA! selecionou o que consideramos serem os 5 melhores. Confira abaixo, e clique aqui para ouvir a playlist completa montada pelo fã-clube!
“Leave Before The Lights Come On” (2006)
Poucos meses após lançar seu primeiro álbum, o estrondoso Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, o Arctic Monkeys lançou um single com três músicas, encabeçadas pela intensa “Leave Before The Lights Come On”.
LEIA TAMBÉM: Damon Albarn diz que Arctic Monkeys é “a última grande banda de guitarras”
“Temptation Greets You Like Your Naughty Friend” (2007)
O single “Brianstorm”, faixa que abre o segundo álbum da banda, Favourite Worst Nightmare, veio acompanhado de outras três grandes músicas, incluindo um dos poucos feats da discografia dos Monkeys: com o rapper Dizzee Rascal em “Temptation Greets You Like Your Naughty Friend”.
“Too Much To Ask” (2007)
Além de ser a música mais famosa do início de carreira de Alex Turner e companhia, “Fluorescent Adolescent” nos presenteou com lados-B tão bons quanto o próprio single. Ouça “The Bakery” e “Too Much To Ask” e diga se estou mentindo!
“Red Right Hand” (2009)
Quando chegou o Humbug, o Arctic Monkeys continuou preparando surpresinhas nos singles, e os b-sides de “Crying Lightning” contam com uma cover de Nick Cave: a música “Red Right Hand”, conhecida como a abertura da série Peaky Blinders.
“You’re So Dark” (2013)
A dançante “One For The Road” do AM ganhou uma irmã mais romântica e voltada para o Blues chamada “You’re So Dark”. A banda chegou a tocá-la ao vivo algumas vezes até 2018, última vez que alguma b-side foi executada em shows.
📀 THREAD: b-sides do arctic monkeys para você conhecer mais a discografia da banda!
(tem muita música boa aqui!) pic.twitter.com/tvWsmF3qai
— acervo arctic monkeys 🪩 (@acervoarctic) September 10, 2023