Único filho do lendário ex-Beatle George Harrison, Dhani Harrison já soma 22 anos de carreira e está prestes a lançar seu segundo disco solo, o primeiro em seis anos, chamado INNERSTANDING.
Ele começou a carreira ajudando na produção dos álbuns do pai, integrou projetos como Fistful of Mercy e Thenewno2, fez trilhas sonoras para o cinema e colaborou com grandes nomes como Prince, Pearl Jam, Regina Spektor e Wu-Tang Clan.
Com toda essa trajetória, Dhani acumulou algumas influências que transparecem em suas músicas — mas o curioso é que, pelo menos na teoria, o trabalho de George Harrison não está entre elas.
Em entrevista ao The Line of Best Fit, o músico escolheu suas canções preferidas da vida e não incluiu nenhuma de seu pai — nem do incrível catálogo dos Beatles, nem da carreira solo de George, que durou mais de 30 anos e contou com alguns clássicos como All Things Must Pass (1970).
George Harrison não aparece na lista de influências do filho
Durante o papo, Dhani Harrison disse que não costuma partir da nostalgia para compor suas músicas, e sim “recuperar o passado para ressignificar o presente”. Ele ainda afirmou que o disco INNERSTANDING é o “reflexo de um mundo novo”.
O álbum, que já está disponível nas plataformas digitais, tem 10 faixas e teve a participação de Graham Coxon, guitarrista do Blur, em cinco delas. Não à toa, a banda de Britpop está entre as 9 músicas preferidas de Dhani.
Apesar da ausência de George, uma música de Hoagy Carmichael foi apontada por Dhani como uma das preferidas tanto de seu pai como sua mãe, mostrando que ao menos nisso o ex-Beatle foi capaz de influenciá-lo.
Confira abaixo a seleção do filho de George Harrison, que ainda inclui vários nomes do Rap e Trip Hop como Portishead, Massive Attack e Wu Tang Clan, além do mestre da guitarra Jimi Hendrix.
Você também pode conferir a explicação de Dhani para cada escolha na matéria original, em inglês, clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: As 5 músicas escritas pelos Beatles sobre maconha
As 9 músicas preferidas de Dhani Harrison
- Hoagy Carmichael – “Stardust”
- Portishead – “Over (Roseland NYC)”
- Massive Attack – “Black Milk”
- Wu-Tang Clan – “Da Mystery of Chessboxin’”
- Jimi Hendrix – “Voodoo Child”
- Vangelis – “Blade Runner Blues”
- Leftfield – “Open Up”
- Blur – “Death Of A Party”
- Tricky – “Black Steel”