Emocionante: ouça o vocal isolado de John Lennon na nova música dos Beatles

Emocionante! Ouça a gravação original da voz isolada de John Lennon que serviu como base para "Now and Then", última música dos Beatles lançada em 2023.

John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles
Foto por Linda McCartney / @PaulMcCartney

Nos últimos dias, o que parecia impossível aconteceu: os Beatles lançaram uma música nova. A emocionante “Now and Then” já conquistou milhões de pessoas ao redor do planeta, e a história dessa canção tem sua origem ligada a uma demo antiga deixada por John Lennon e endereçada a Paul McCartney.

A parceria da dupla mais famosa da música ganhou vida em 2023 graças a novas tecnologias que permitiram que a demo de Lennon fosse retrabalhada.

Isso porque, na gravação original, feita de forma bastante crua por John pouco antes de seu falecimento, estavam presentes diversos ruídos que impediram os Beatles de finalizar a faixa da forma que gostariam nos Anos 90, quando fizeram o mesmo processo com as já conhecidas “Free as a Bird” e “Real Love”, todas com origens bastante parecidas.

Agora, além de ouvir “Now and Then” em sua versão finalizada e sensacional, você pode também ouvir apenas a faixa isolada com a voz de John Lennon ao final da matéria!

Nova música dos Beatles foi feita com IA?

Uma das maiores dúvidas dos fãs é se houve uso de Inteligência Artificial na criação da música nova dos Beatles, e a resposta é mais complexa do que parece.

No entanto, o que é fácil dizer e comprovar através do vídeo que você confere abaixo é justamente que a voz utilizada na versão final é a do próprio John Lennon, ainda que tenha sido tratada e complementada muito bem por Paul McCartney e Ringo Starr.

Para saber todos os detalhes sobre essa questão de IA e também relembrar o que disseram Paul e Ringo sobre o assunto, clique aqui.

Clipe de “Now and Then”

“Now and Then” também ganhou um clipe dirigido por Peter Jackson, e o vídeo parece ter sido feito para emocionar qualquer um que tenha laços com a música dos Beatles.

Filmagens de arquivo de John e George Harrison são exibidas em meio a registros das gravações de Paul e Ringo, em alguns momentos sendo inclusive perfeitamente sincronizadas e fazendo parecer com que todos estejam juntos na mesma sala.

Você pode assisti-lo e ler mais sobre o vídeo clicando aqui.

Vocal isolado de John Lennon em “Now and Then”