A Rolling Stone reformulou sua famosa lista com os 500 Maiores Discos de Todos os Tempos, publicada originalmente em 2003.
Após uma sutil atualização em 2012, o ranking foi substancialmente alterado em 2020, permitindo a entrada de muitos nomes que surgiram desde a última listagem divulgada pela revista americana.
No final do ano passado, a Rolling Stone resolveu mexer totalmente o ranking pela primeira vez depois da pandemia e os editores soltaram uma nota oficial para comentar a decisão:
Decidimos refazer nossa lista de melhores álbuns do zero. Para isso, recebemos e tabulamos as listas dos 50 melhores álbuns de mais de 300 artistas, produtores, críticos e figuras da indústria musical [de donos de programas de rádio a chefes de gravadoras]. O eleitorado inclui Beyoncé, Taylor Swift e Billie Eilish; artistas em ascensão como H.E.R., Tierra Whack e Lindsey Jordan do Snail Mail; além de músicos veteranos, como Adam Clayton e The Edge do U2, Raekwon do Wu-Tang Clan, Gene Simmons e Stevie Nicks.
Como você pode conferir ao final da matéria, o topo da lista foi ocupado por Marvin Gaye, com o indiscutível What’s Going On, lançado em 1971, seguido pelos Beach Boys, com Pet Sounds (1966), e Joni Mitchell, com Blue (1971).
O Top 5 foi completado por Stevie Wonder e pelos Beatles, com Abbey Road (1969). As dez primeiras posições ainda contam com Nirvana, Fleetwood Mac, Prince, Bob Dylan e Lauryn Hill.
Vale lembrar que a banda do saudoso Kurt Cobain é o nome mais recente dentre todos os que figuraram no Top 10. Se quiser conhecer todos os 500 maiores discos de todos os tempos segundo a Rolling Stone, acesse este link!
10 músicas lançadas em 2023 mais ouvidas do Spotify
Em tempo, a gente te contou aqui quais foram as canções lançadas em 2023 mais ouvidas no Spotify e Miley Cyrus figurou no topo da lista com mais de 1,6 bilhão de reproduções graças ao hit “Flowers”.
Apesar da americana ter alcançado o lugar mais alto do ranking, o Top 5 não conta com mais nenhum artista dos Estados Unidos, sendo completado pelo sul-coreano Jung Kook e parcerias de nomes da música latina, incluindo Peso Pluma, Karol G e Shakira.
LEIA TAMBÉM: Os 10 melhores discos nacionais e internacionais de 2023, segundo equipe do Podcast TMDQA!