A rapper mapuche Isleña Antumalen disponibilizou nos serviços de streaming o clipe feito para o single “Maki”, inspirado na característica fruta roxa nativa do sul do Chile.
O vídeo foi filmado inteiramente na ilha natal da artista, Huapi (Ilha do Lago Ranco), e é o segundo lançamento de Isleña pelo selo Everlasting Records, gravadora que contratou a jovem em 2023.
A canção estará no primeiro álbum da cantora, que promete misturar a sonoridade do reggaeton, jazz, hip hop e ritmos festivos com letras sobre sexo, descolonização e reivindicação das mulheres indígenas.
Confira o clipe de “Maki” ao final da matéria!
Isleña Antumalen lança vídeo para a faixa “Maki”
Escrita por Isleña em estilo dembow, mostrando mais uma vez a capacidade de unir a expressão da sua identidade com canções cativantes que convidam à dança, “Maki” conta um pouco da relação da rapper com suas origens, como explica ela:
Tenho uma relação com essa fruta desde bebê; lembro-me de comer uma maqui atrás da outra na beira do lago quando era pequena, coberta de manchas de suco e totalmente feliz, porque são deliciosas. Era 2021 e eu estava na Ilha Huapi, e como sempre conversando com o [produtor] Danilo Papaya e enlouquecendo com dembow. Eu literalmente ouvi dembow puro e hardcore durante todo o verão e, como todas as coisas boas, tinha que vir da América Central. Depois de alguns dias, Danilo me mandou uma faixa e eu sabia que seria perfeita para ‘Maki’. Saí e peguei alguns cachos das árvores do lado de fora da minha casa, liguei o alto-falante, colhi algumas frutas prontas para comer e comecei a escrever e ufa… a música se escreveu sozinha, sem ajustes, sem dúvidas – dá para perceber, né?
Vale lembrar que, em 2023, Isleña fez uma turnê pelo México e Canadá. Já pode vir ao Brasil!
LEIA TAMBÉM: Kawe relembra sua trajetória ao lançar o single “2016”; veja clipe