Há algum tempo, o Spotify adicionou alguns recursos visuais e passou a inserir imagens em movimento junto com as músicas executadas no serviço.
Agora, a plataforma promete disputar ainda mais território com o YouTube ao anunciar que disponibilizará clipes completos em uma versão limitada para assinantes.
O recurso já pode ser conferido por usuários do Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Suécia, Colômbia, Filipinas, Indonésia e Quênia, fazendo parte de uma estratégia da empresa para bater 1 bilhão de assinaturas no mundo até 2030.
Além do YouTube, o novo plano do Spotify deve enfrentar a concorrência da Apple Music, que permite que seus assinantes assistam aos clipes musicais de forma gratuita igualmente.
Quem vencerá essa briga de gigantes?
Compare os mais ouvidos do Spotify e YouTube
Vale lembrar que, recentemente, o TMDQA! buscou descobrir quais são os artistas e bandas mais populares no YouTube e no Spotify.
Os dados coletados sobre quem vai melhor em cada uma das plataformas digitais, aliás, ajudam a entender alguns comportamentos dos serviços, que muitas vezes priorizam certos gêneros.
Da mesma forma, a diferença entre os formatos (apenas áudio vs. áudio e vídeo) também é um fator importante, que auxilia no entendimento, por exemplo, do que leva o K-Pop a ter números mais fortes no YouTube do que no Spotify e o inverso para Drake, que não costuma lançar muitos clipes de suas músicas.
Você pode saber mais sobre essa relação e conhecer os números de cada streaming aqui.
LEIA TAMBÉM: Os 10 clipes de Rock e Metal mais quentes do momento no YouTube