5 jogos que dispararam em popularidade após adaptações de TV e cinema

Séries e filmes de jogos nem sempre deram certo. Mas, com sucessos de crítica e público recentes, vem outro tipo de sucesso: o de vendas.

Fallout, The Last of Us, Sonic - Adaptações de games para cinema e TV
Crédito: Divulgação

Não dá para negar que as adaptações de videogames para o cinema e a televisão nem sempre dão certo. E, quando falham, decepcionam milhões de fãs que esperam uma experiência à altura do jogo original. 

Nos últimos anos, porém, não só as adaptações se tornaram mais frequentes, como passaram a acertar o alvo. Com esses sucessos de público e crítica, vieram também os bolsos cheios: tem jogo que está vendendo mais que nunca, mesmo já tendo sido lançado há anos!

O que explica esse aumento de popularidade é a qualidade das produções realizadas recentemente. Quem imaginaria uma série baseada em um game levando uma estatueta no SAG Awards? Isso aconteceu em 2024, com Pedro Pascal não só ganhando o prêmio do Sindicato dos Atores, como também o People’s Choice Awards e o MTV Movie + TV Awards. Sua interpretação de Joel em The Last of Us ainda foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro. 

Agora, além de levar o público dos jogos para a TV, a nova onda de adaptações tem tido efeito inverso: está conquistando para os videogames quem entra nesses mundos através das séries e filmes. Confira abaixo alguns dos principais motivos para picos de vendas nos consoles e jogos online!

5 jogos que lucraram alto com adaptações

Fallout

fallout série
Crédito: Divulgação

Este é o exemplo mais recente de como uma propriedade intelectual poderosa, unida com profissionais de renome e um marketing certeiro podem fazer maravilhas para o bolso dos investidores!

Após o lançamento da aguardada série de TV Fallout no Amazon Prime, há uma semana, houve um aumento significativo no número de jogadores explorando os games da franquia. Não apenas Fallout 76, o jogo mais recente da série, teve um pico de jogadores, mas também títulos mais antigos, como Fallout 4 e até mesmo o primeiro Fallout, viram um aumento considerável na contagem de jogadores na plataforma Steam.

O sucesso de Fallout 4 é especialmente notável, com o jogo atingindo um pico de mais de 83.000 jogadores no fim de semana e mantendo uma contagem constante, tornando-se um dos maiores games na plataforma no momento – ele foi originalmente lançado em 2015, para se ter uma ideia.

A série Fallout atraiu não apenas os fãs existentes, mas também novos jogadores, possivelmente impulsionados por ofertas de jogos gratuitos e descontos promovidos pela Bethesda. Com cupons consideráveis disponíveis como parte da estratégia de marketing da plataforma, os jogadores têm agora mais opções para explorar o vasto universo pós-apocalíptico de Fallout.

Arcane

Arcane
Crédito: Divulgação

O lançamento da tão aguardada série animada Arcane fez a popularidade dos principais personagens do universo League of Legends disparar.

Antes do lançamento da produção da Netflix, Vi era uma das campeãs menos escolhidas em LoL. No entanto, as irmãs Vi e Jinx ocupam grande parte do tempo de tela na série, o que resultou em um grande aumento em sua popularidade, atingindo uma impressionante taxa de escolha de 15%. No entanto, esse aumento repentino geralmente é seguido por uma queda nas taxas de vitória – o que aconteceu com Vi, cuja taxa de vitória caiu para 34%, uma das mais baixas do jogo.

Arcane está se consolidando como uma das principais séries da Netflix e está atraindo tanto os fãs existentes de League of Legends quanto novos jogadores. A trama da série, centrada principalmente em Jinx, elevou sua popularidade a um novo nível, com ela sendo escolhida ou banida em cerca de um em cada cinco jogos. Com as mudanças nas runas da pré-temporada, é provável que ela ultrapasse Jhin como a escolha mais popular. 

Sonic

Sonic O Filme
Crédito: Divulgação

A franquia Sonic the Hedgehog está em alta após o sucesso dos dois filmes da Paramount, com a SEGA Sammy anunciando em seu relatório financeiro anual que a franquia movimentou 1,6 bilhão de unidades até março de 2023.

Esse número abrange tanto as vendas físicas de jogos quanto os downloads de títulos completos e gratuitos em consoles, PC e dispositivos móveis. Sonic Frontiers, lançado em novembro de 2022, alcançou 3,2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Além de uma retomada na qualidade dos jogos, os filmes estrelados por James Marsden e Jim Carrey foram apontados como um fator chave no aumento das vendas da franquia, evidenciando o sucesso contínuo e a expansão da marca Sonic para além dos jogos. E pensar que quando saiu o primeiro trailer de Sonic: O Filme, as críticas à animação do personagem principal foram tão fortes que a Paramount teve de refazê-lo!

Claramente, a mudança deu certo. Tanto que a SEGA Sammy planeja expandir suas estratégias de propriedade intelectual para outras IPs de sucesso em escala global e, no terceiro capítulo do cinema, a franquia já ganhou um reforço de peso: Keanu Reeves será o intérprete de Shadow, que deve ser o principal vilão do longa.

Com todo esse sucesso, até hoje ninguém comprou uma roupa para o pobre ouriço azul de tênis. Francamente…

The Witcher

the witcher série
Crédito: Divulgação

As vendas de The Witcher 3: Wild Hunt tiveram um aumento de nada menos que 554% graças à série da Netflix!

Esse pico aconteceu em 2019, justamente quando saiu a primeira temporada da adaptação estrelada por Henry Cavill. Como resultado, viu-se um aumento massivo nas vendas das edições físicas do jogo em todas as plataformas.

Além disso, tanto o primeiro quanto o segundo jogo da série também tiveram aumentos consideráveis em número de jogadores, enquanto a demanda pelos livros originais de Andrzej Sapkowski também aumentou, levando à impressão de 500 mil novas cópias.

The Last of Us

Pedro Pascal e Bella Ramsey em The Last of Us
Foto: Reprodução/HBO

O sucesso estrondoso da série da HBO, The Last of Us, parece ter impulsionado significativamente as vendas do novo remaster do primeiro jogo da franquia. 

De acordo com um relatório do NPD Group, The Last of Us: Part I saltou do número 36 no ranking de best-sellers em dezembro de 2022 para o número 11 em janeiro de 2023, o mês em que a série estreou. 

Caso a série da HBO mantenha o apreço dos fãs e críticos, é bem provável que o mesmo efeito se repita com The Last of Us: Part II, já que a segunda temporada da série deve ser lançada no começo de 2025.

 

A combinação de produções audiovisuais acima da média com propriedades intelectuais renomadas demonstra mais uma vez seu poder de impulsionar o sucesso comercial. Os exemplos dessa lista destacam como a qualidade das adaptações pode influenciar diretamente o interesse e as compras dos consumidores.

Eles reforçam a ideia de que investir em narrativas sólidas e bem produzidas, baseadas em franquias já populares, pode resultar em benefícios significativos tanto para os criadores quanto para os produtores de conteúdo. Quando todos esses fatores estão combinados, não tem jeito: game over.