O dia em que The Edge, guitarrista do U2, deu um soco no vocalista Bono

Durante a primeira turnê do U2 pela América do Norte, os integrantes da banda literalmente saíram no tapa e a história foi contada no livro "U2 by U2".

U2 - The Blackout
Foto: Reprodução / Facebook

O ano era 1980, e o U2 realizava sua primeira turnê pela América do Norte. Ao se apresentar no Toad’s Place em New Haven, no estado de Connecticut, em 14 de Dezembro daquele ano, a banda ficou marcada por um acontecimento inusitado.

Na ocasião, como lembrou recentemente a Loudersound, o guitarrista The Edge deu um soco no rosto do vocalista Bono enquanto defendia o baterista Larry Mullen. A história foi contada na autobiografia da banda, U2 by U2 (2006), quando o quarteto refletiu sobre aquela excursão e Bono deu detalhes a respeito do que aconteceu:

Toda noite tinha que ser a melhor noite. Estávamos o mais distante possível do que você poderia considerar como relaxamento. Foi muito combativo, às vezes com o público, às vezes entre nós. Eu contei uma música e Larry não apareceu. Contei novamente e ele ainda não entrou. Olhei em volta; aos meus olhos psicopatas, ele parecia estar escondido atrás da bateria. Então, peguei o kit para mostrar ao público o baterista escondido atrás e o joguei no meio da multidão.

“Ele me perseguiu pela bateria, querendo me matar com um pedestal de microfone. Corri para o camarim, correndo para salvar minha vida. Edge pulou e levou um tapa enquanto tentava me salvar,” lembrou Mullen.

Bono, então, finalizou:

Edge me bateu. Na verdade, foi um estrondo total, com todos os membros da banda batendo em mim e eu batendo neles. Foi pura pantomima, como um grupo de comédia. Mas Edge me deu um soco. Há uma lição aqui: nunca comece uma briga com um homem que ganha a vida com a coordenação visual.

Consegue imaginar essa confusão toda justo com o U2?

Bono e The Edge falaram na TV sobre a troca de socos

Em Julho de 2009, vale lembrar, Bono e The Edge foram entrevistados por Jonathan Ross na BBC e, durante a conversa para a emissora britânica de televisão, o guitarrista explicou a referida situação com outras palavras:

Foi um daqueles primeiros shows em que você realmente sente que sua vida depende de ser um ótimo show. E no meio do show a bateria de Larry começou a desmoronar e ele literalmente pegou um conjunto de chaves inglesas tentando consertá-las. Bono não viu o que estava acontecendo, tudo que ele sabia era que Larry havia parado de tocar e ele simplesmente perdeu a cabeça… Tudo transbordou.

Bono, imitando o impacto de um soco na lateral do rosto, completou: “Ele me bateu com muita, muita força.“ Assista ao trecho da entrevista logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Bruce Dickinson aponta que não quer pagar pra ver U2 ao criticar valores dos ingressos