Pearl Jam volta às raízes e lança o aguardado disco "Dark Matter"; ouça

Pearl Jam compartilha com os fãs o seu décimo segundo disco de estúdio, "Dark Matter", que relembra o auge do movimento Grunge e amadurecimento da banda.

Pearl Jam alcança topo de parada pela primeira vez
Crédito: reprodução

O Pearl Jam finalmente compartilhou com os fãs seu aguardado décimo segundo disco de estúdio, Dark Matter.

A obra de 11 faixas foi produzida pelo talentoso Andrew Watt e gravada durante três semanas no Shangri-La Studios, estúdio do renomado produtor Rick Rubin em Malibu, Califórnia.

Antecipado pela faixa-título e também pelos singles “Running” e “Wreckage”, o novo disco mostra a banda relembrando a sonoridade dos seus primeiros anos de carreira, ao mesmo tempo em que explora elementos adquiridos ao longo das décadas de experiência na estrada.

Em recente aparição no podcast Kyle Meredith With…, o guitarrista Stone Gossard comentou sobre a participação de Watt na produção e sugeriu que a banda pode voltar a trabalhar em parceria com o produtor (via CoS):

Acho que esse disco foi uma experiência energizante para todos. Foi uma pequena jornada, mas trabalhar com Andrew [Watt]… Acho que Andrew realmente fez a diferença por sua naturalidade como produtor e como fã. Seria legal fazer mais.

O guitarrista Mike McCready adiantou em janeiro que o som do novo álbum seria “muito mais pesado” do que os fãs poderiam esperar, mas também destacou que as faixas apresentariam melodias e “a energia” dos primeiros discos da banda.

“Andrew nos incentivou a tocar da forma mais intensa, melódica e consciente, como não fazíamos havia muito tempo”, apontou Mike. Promessa cumprida, como você pode conferir ao final da matéria!

Novo disco do Pearl Jam

Vale lembrar que alguns fãs do Pearl Jam tiveram a oportunidade de participar de uma experiência global chamada Dark Matter – One Night Only. O evento, que aconteceu nos cinemas ao redor do mundo, reproduziu Dark Matter na íntegra de duas formas: primeiro em um cinema escuro e depois novamente com recursos visuais adicionais.

O sucessor de Gigaton (2020) também será celebrado em uma grande turnê mundial em 2024, planejada para começar em 4 de Maio em Vancouver e com várias datas já marcadas nos EUA e Europa até Agosto.

Até o momento, nenhum show no Brasil foi anunciado, mas estamos na torcida para que a banda decida passar por aqui com seu novo disco!