Em entrevista ao Bass Player, Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, afirmou que deixa as unhas de seus dedos da mão direita crescerem para emitir o famoso tom agudo que lembra o uso da palheta.
Ao tocar no assunto, o músico de 68 anos não se incomodou em revelar que o tamanho das unhas de cada mão são diferentes (via GuitarWorld):
As unhas da minha mão esquerda estão bem curtas porque não preciso delas, mas faço crescer as unhas da mão direita o máximo que posso, sem quebrá-las, para conseguir aquele som agudo. Se elas quebrarem, talvez eu tenha que aumentar os agudos do meu baixo para compensar isso, se isso acontecer.
Na conversa, Harris ainda assumiu que tem um estilo peculiar, mas explicou que ele veio naturalmente:
Muitas pessoas dizem que tenho um estilo estranho, mas eu nunca sentei e tentei copiar outra pessoa. Você escolhe licks diferentes aqui e ali e eventualmente consegue seu próprio estilo, mas não pode forçá-lo. Meu estilo simplesmente aconteceu.
Podemos concordar? Ao final da matéria, você pode conferir um ótimo exemplo desta sonoridade em uma versão ao vivo de “Wrathchild”, grande clássico do Maiden.
Steve Harris pode lançar autobiografia no futuro
Vale lembrar que, em entrevista recente à Sirius XM, Steve também explicou por que sua autobiografia ainda não foi escrita. Ao justificar a demora, Harris afirmou que não consegue ser como o vocalista Bruce Dickinson, que costuma fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
Será que no futuro vem aí?
LEIA TAMBÉM: Muito além do “Fantasma da Ópera”: 10 músicas do Iron Maiden que foram inspiradas em filmes