Bruce Dickinson revela por que o Iron Maiden não tocará no Rock in Rio 2024

Depois de participar cinco vezes do Rock in Rio, Bruce Dickinson explica por que o Iron Maiden ficou fora da edição que celebra 40 anos do festival.

Iron Maiden anuncia show no Brasil em 2024
Divulgação

Ao longo da história do Rock in Rio, o Iron Maiden firmou uma relação forte com o festival. Ainda assim, a banda optou por não se apresentar na edição que celebra os 40 anos do evento, conforme revelou recentemente o vocalista Bruce Dickinson.

A lendária banda de Metal fez sua estreia no Brasil na edição inaugural do Rock in Rio, que aconteceu em 1985. A partir daquele show, o grupo voltou ao país muitas vezes, incluindo novas apresentações no festival.

O grupo de Bruce Dickinson tocou no RIR em 2001 pela segunda vez e depois retornou ao palco do prestigiado festival em 2013, 2019 e 2022.

Por ter se tornado uma espécie de figurinha carimbada do evento brasileiro, muitos fãs do Iron Maiden ficaram na esperança de que a banda fosse um dos nomes confirmados na edição deste ano do Rock in Rio.

No entanto, mesmo antes do anúncio de shows no Brasil neste ano, muitos fãs perceberam que haveria um conflito de agenda com as datas do festival quando o grupo divulgou a etapa japonesa de sua turnê “The Future Past World Tour”.

Por que o Iron Maiden não tocará no Rock in Rio 2024?

O frontman Bruce Dickinson, que está passando pelo Brasil com a turnê do seu disco solo mais recente, The Mandrake Project, conversou recentemente com o g1 sobre a decisão de não aceitar o convite para integrar o line-up deste ano do Rock in Rio. Ele disse (via Igor Miranda):

A gente tocou lá algumas vezes. Então, vamos dar um descanso este ano. Nós precisamos de um tempo para descer para Austrália, Nova Zelândia, Japão. Nós não passamos por lá já tem algum tempo. Vamos deixar outra banda ser headliner no Rock in Rio. Talvez na próxima edição.

Vale lembrar que a banda se apresentou em duas edições seguidas do Rock in Rio. Após um show em 2019, Dickinson e companhia prontamente aceitaram a proposta de tocar na edição seguinte do evento – marcada originalmente para 2021, mas realizada em 2022 por conta da pandemia.

Na época, o vocalista justificou a escolha em um comunicado divulgado pelo festival, dizendo:

Quando nos ofereceram a chance de voltar ao Rock in Rio e tocar na noite de abertura do ano que vem, é claro que todos concordamos imediatamente. Os fãs do Maiden sabem que este festival é muito especial para nós por causa de nossa longa história juntos. A vibração do Rio é única e a paixão da multidão nunca deixa de ser eletrizante.

Você pode relembrar um trecho do último show do Iron Maiden no Rock in Rio ao final da matéria!

Iron Maiden no Brasil

Apesar do Iron Maiden não ser uma das atrações do Rock in Rio, o grupo já tem seu retorno ao Brasil agendado.

A banda se apresenta nos dias 6 e 7 de Dezembro no Allianz Parque, em São Paulo, com sua turnê “The Future Past”, que tem repertório dedicado aos discos Somewhere in Time (1986) e Senjutsu (2021). Você pode garantir seu ingresso por aqui.