Os fãs do Red Hot Chili Peppers que também acompanham a carreira solo de John Frusciante sabem que o icônico guitarrista não se dedica somente ao Rock, gênero em que ele é considerado uma referência.
Na verdade, o músico norte-americano sempre fez questão de explorar sonoridades pelas quais ele tem forte admiração, indo desde o Rock Experimental até outros como New Wave, eletrônica e muito mais. Inclusive, John revelou em 2022 que seu tipo preferido de música é o Jungle, um estilo de música eletrônica que surgiu nos anos 90 a partir da cena rave do Reino Unido.
Oferecendo aos seus admiradores a oportunidade para que eles conheçam um pouco mais das influências de seu amplo gosto musical, Frusciante compartilhou algumas músicas que possuem um significado especial em sua vida durante uma entrevista com a estação de rádio de Los Angeles Dublad, em 2021 (via Far Out).
John Frusciante cita Butthole Surfers e Allan Holdsworth
Entre suas escolhas, John Frusciante mencionou a faixa “Too Tired” (1955), do guitarrista texano Johnny Watson, conhecido como um dos ícones do Blues. O membro do RHCP destacou ainda que ele tinha uma “abordagem muito cruel para a guitarra elétrica, da qual não acho que ninguém antes dele tenha chegado perto”.
Saindo do clássico Blues para o Jazz Fusion, outro importante nome citado pelo artista foi Allan Holdsworth. Referência para uma geração, que inclui Frusciante, o guitarrista costuma atrair os olhares por suas experimentações dentro da linguagem já ousada do Jazz.
Enaltecendo o músico que serve de inspiração para John tanto em suas obras solo como nas jams ao vivo do Red Hot, o guitarrista declarou:
Não acho que alguém precise ser tecnicamente avançado para ter sentimento, mas realmente não acho que exista alguém melhor do que Allan Holdsworth… Tenho certeza de que sempre aprenderei com ele e nunca em um milhão de anos serei capaz de fazer o que ele fez.
Apesar de ter incluído outros gêneros musicais em sua lista, influências do Rock Alternativo também não poderiam ficar de fora da seleção do músico. Apontado como um dos responsáveis por sua visão criativa e seu estilo de tocar, John mencionou a lendária banda Butthole Surfers.
Ele, inclusive, relembrou da época em que era um músico iniciante e viu seu primeiro show do grupo:
Eu os vi ao vivo e tive uma experiência semelhante à de quando vi Jane’s Addiction pela primeira vez – fiquei com medo.
John ainda destacou sua admiração pelo guitarrista do Butthole Surfers, Paul Leary, que prendeu a atenção do artista com sua performance e fez o músico perceber que precisava definir sua forma de tocar para conseguir se destacar entre tantos artistas. “Antes eu estava simplesmente perdido”, confessou Frusciante.
Confira a seguir a lista completa com as 12 músicas preferidas de John Frusciante!