A banda brasileira Black Pantera lançou seu aguardado novo disco, PERPÉTUO.
O álbum, sucessor de Ascensão (2022), traz verdadeiros marcos na carreira da banda e alguns deles são perceptíveis logo de cara, como a nova sonoridade que incorpora diferentes elementos do Rock And Roll.
Se antes o trio mineiro era conhecido majoritariamente pelas guitarras pesadas e berros, agora há espaço para melodias suaves, vocais limpos do baixista Chaene da Gama e sons que destoam do Metal e do Hardcore, abraçando traços bem mais populares do Rock.
Ao final das contas, quando as características todas da banda são adicionadas ao caldeirão, fica claro que o direcionamento nessa nova fase de carreira foi corretíssimo, abrindo espaço para que mais pessoas entrem em contato com as músicas do Black Pantera, que olha pra frente sem perder a essência.
Mensagens do novo disco do Black Pantera
Vale lembrar que outro ponto importantíssimo na carreira da banda são as suas letras, e PERPÉTUO é um prato cheio.
A luta contra o racismo e pela causa das pessoas pretas fica evidente em canções como “PERPÉTUO”, “PROMISSÓRIA” e “BOOM!”, e os protestos políticos vêm na forma de muito peso em faixas como “SEM ANISTIA”.
Causas sociais e pra lá de pessoais aparecem na melhor faixa do álbum, “TRADUÇÃO”, feita por Chaene em homenagem a sua mãe e do seu irmão, o vocalista e guitarrista Charles da Gama.
No som, ele diz que a mãe da dupla simboliza a tradução do que é amor e sonha com o dia em que ela finalmente tenha uma vida mais tranquila sem precisar trabalhar, o que não acontece até hoje.
Ao final de tudo, “A HORDA” encerra os trabalhos ao melhor estilo Black Pantera, colocando suas características mais marcantes em uma mistura de influências que parecem ir de Sepultura a Metallica passando por System Of A Down e Living Colour.
Continua após o vídeo
Ficha Técnica de “PERPÉTUO”
O novo disco do Black Pantera foi produzido por Rafael Ramos, mixado por Rafael Ramos e Jorge Guerreiro, e masterizado por Fabio Roberto (Estúdio Tambor) e Chris Gehringer (Sterling Sound, USA).
O álbum está sendo lançado pela gravadora Deck e já está disponível em todas as plataformas de streaming.
Fãs Influentes
Recentemente, o Black Pantera fez um show em sua terra natal, Uberaba, e a apresentação no interior de Minas Gerais contou com ninguém menos que Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.
Além disso, a influência da banda, bem como a expansão do seu leque, foram sentidas em um teaser pré-lançamento que contou com Samuel Rosa (Skank), Clemente Tadeu (Inocentes, Plebe Rude), os influenciadores Bolívia Zica e Veronica Oliveira (@faxinaboa), bem como Cannibal (Devotos).
Do Punk ao Pop Rock, até ícones do jornalismo esportivo brasileiro, muita gente está sendo impactada pela revolução que é a sonoridade do Black Pantera.
Vale o play!