Depois de reajustar para cima os preços de assinatura nos Estados Unidos, o CEO do Spotify vem sofrendo duras críticas por uma opinião no mínimo polêmica publicada em suas redes sociais há alguns dias.
Nesta segunda-feira (3), o streaming de música e áudio aumentou entre US$ 1 e US$ 3 os preços dos planos Individual, Duo e Família para usuários norte-americanos. Por enquanto, os preços no Brasil seguem inalterados.
Acontece que, além de confiar que seu público poderá pagar uma assinatura mais cara, Daniel Ek também acredita que os artistas e autores têm um “custo quase zero” para criar músicas, podcasts e outros conteúdos.
Em um post no X, o CEO do Spotify ignorou custos que afetam principalmente os artistas independentes, como equipamentos, tempo de estúdio e despesas em turnê (veja o post mais abaixo):
Atualmente, com o custo quase zero para criar conteúdo, as pessoas podem compartilhar uma quantidade incrível de conteúdo. Enquanto muito do que nós ouvimos se torna obsoleto rapidamente, existem ideias e músicas que podem continuar relevantes por décadas ou até séculos.
Daniel Ek, CEO do Spotify, tentou se explicar
Depois de receber centenas de comentários negativos de artistas, gravadoras independentes e associações de músicos e criadores, Daniel Ek voltou à rede social para tentar explicar melhor a sua posição.
Mesmo assim, o CEO do Spotify deu a entender que apenas conteúdos que tiveram uma produção custosa têm o potencial de serem realmente significativos (via Consequence):
Não quero desvalorizar o tempo, o esforço e os recursos envolvidos na criação de conteúdos significativos. […] O que estou interessado em explorar é como podemos identificar e garantir que ideias e obras ousadas, empolgantes e capazes de mudar o mundo não se percam em meio ao barulho.
Spotify está realmente beneficiando artistas independentes?
Vale lembrar que um relatório recente do Spotify mostrou que, em 2023, 70% da receita gerada na plataforma foi direto para o bolso de artistas e selos independentes.
No entanto, nem todos os artistas que estão fora do guarda-chuvas das três maiores gravadoras do planeta – Universal, Sony e Warner – têm o mesmo ponto de partida, como te explicamos neste artigo.
Veja abaixo os polêmicos posts de Daniel Ek sobre o custo de criação de arte nos dias atuais.
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Today, with the cost of creating content being close to zero, people can share an incredible amount of content. This has sparked my curiosity about the concept of long shelf life versus short shelf life. While much of what we see and hear quickly becomes obsolete, there are…
— Daniel Ek (@eldsjal) May 29, 2024
Obviously seeing the feedback to this one and wanted to respond. It’s clear I was far too vague in the post, including with my clumsy definition of content. I understand how it came across as very reductive and that wasn’t my intent. Just to clarify – my original point was not to… https://t.co/kMR0zE17Ay
— Daniel Ek (@eldsjal) June 2, 2024