A história da música é marcada por infinitos clássicos do Rock, mas sabemos que nem todos eles possuem o reconhecimento que merecem e conseguem entrar nas paradas.
Ao focar naquelas canções que possivelmente foram tocadas inúmeras vezes nas rádios, integram discos com números de vendas surpreendentes e passam de geração em geração, uma pesquisa conduzida pelo cientista Mick Grierson, de Londres, definiu quais são as músicas de Rock mais icônicas de todos os tempos.
O professor e líder da pesquisa no UAL Institute for Creative Computing reuniu em 2015 diversas listas de “melhores músicas de todos os tempos”, de várias fontes confiáveis, para analisar as faixas e criar uma hierarquia entre os materiais.
Através de um software analítico foi possível estudar vários parâmetros das músicas, incluindo composição lírica, batidas por minuto e estrutura de acordes.
O que faz um clássico do Rock?
Os resultados apontaram que o hit “Smell Like Teen Spirit” conquistou o primeiro lugar deste novo ranking, ao ser definida como a música que mais aparece em todas as lidas de “melhores músicas de todos os tempos”, além de ser a mais consistente com os atributos populares.
A pesquisa indicou que 80% das músicas “icônicas” estão no tom maior e seu andamento médio é de 125 BPM. Outro ponto de destaque é que as mudanças de acordes eram mínimas, com alta dissonância timbral, melodias dinâmicas e uma abundância de termos repetidos como “Baby”, “Feel” e “Love”.
No total, foram 50 músicas na lista final da pesquisa (que você pode conferir clicando aqui) e, logo abaixo, separamos como ficou o Top 10, incluindo nomes como John Lennon, U2, Michael Jackson e Queen. E aí, sentiu falta de alguém?