Não é de hoje que se fala sobre segurança na internet, e um novo estudo feito no exterior revelou que usar senhas inspiradas na cultura Pop pode facilitar o acesso de hackers a seus dados online – especialmente se você for fã de blink-182 ou Eminem.
A pesquisa encomendada pela empresa de serviços de e-mail Mailsuite apontou que “Superman” lidera a lista das senhas mais perigosas entre aquelas que têm referência da cultura Pop, com 584.697 violações de segurança.
A descoberta foi feita após a análise de milhões de passwords com nomes ou palavras associadas à cultura Pop mais expostas em violações de dados, mas o estudo também indicou que é comum utilizar nomes de artistas ou bandas para proteger suas informações – e é aí que entra o perigo para os fãs dos artistas citados acima!
blink-182 e Eminem são muito usados como senha na internet
“blink-182” foi a segunda maior incidência na pesquisa, com 482.244 resultados na busca. Além disso, “Eminem” foi a palavra mais perigosa na música para usar como senha, tendo aparecido em 286.263 violações de dados.
Voltando aos super-heróis, “Batman” ainda apareceu como a terceira senha ligada à cultura Pop mais hackeada, e a empresa explicou que o fato dos criminosos poderem pesquisar o histórico de publicações dos usuários para tentar quebrar uma senha expõe a fragilidade das mesmas, já que muita gente revela suas preferências culturais através das redes sociais.
A Mailsuite, no total, compilou uma lista com mais de 2.612 termos ligados à cultura Pop – incluindo atores, videogames e filmes – e cruzou todos com o banco de dados Pwned Passwords, que detalha mais de 300 milhões de senhas expostas em violações de dados registradas.
Você pode saber mais sobre os outros resultados aqui. É hora de trocar a senha por aí?
LEIA TAMBÉM: Eminem revisita Slim Shady para “matá-lo” e lança a inédita “Houdini”