O compositor, cantor e arranjador Dori Caymmi lançou nas plataformas digitais através da gravadora Biscoito Fino o álbum Prosa e Papo, antecedido pelo single que dá nome ao trabalho de estúdio.
“Esse disco começou sob a influência do papai, das coisas que ele dizia pra nós. Uma delas era ‘carrapixo é mato, carrapato é bicho’. Essa frase ficou na minha cabeça desde a minha infância. A partir dela o Paulinho fez ‘Prosa e Papo’, que também vai ser o nome do disco”, conta Dori, filho do meio de Dorival Caymmi.
O material traz canções compostas com o poeta e compositor Paulo César Pinheiro, parceiro mais frequente de Dori Caymmi há mais de cinco décadas.
Nouvella
A banda catarinense Nouvella lançou nas plataformas digitais a segunda parte do seu EP Love Cirkus e, mais recentemente, liberou no YouTube o vídeo de bastidores do trabalho que ao mesmo tempo encerra e abre um novo ciclo para a banda.
A primeira metade do projeto foi divulgada no ano passado e o material como um todo passeia entre o Rock e o Blues, unindo o amor do grupo pela música e a natureza performática do circo através de faixas como “Let it Bleed” e “Não Vou Mais”.
O quarteto, que se apresentou no Lollapalooza Brasil 2024, é formado por Yasmim Zoran (vocal), Gabriel Viegas (guitarra), Jenks (baixo) e Luna (bateria).
Deize Tigrona
A cantora e compositora Deize Tigrona, ícone do Funk carioca, lançou o álbum NÃO TEM ROLÊ TRANQUILO. O disco apresenta sete faixas, sendo cinco totalmente inéditas – uma vez que “Vilão” e “Prazer Sou Eu” já haviam sido lançadas como single anteriormente.
O trabalho de estúdio, que remete aos rolês da vida, sejam eles bons ou ruins, públicos ou secretos, traz as participações especiais de Iasmin Turbininha, Larinhx, BADSISTA, Boogarins e KD Soundsystem (Holanda).
Em 2023, Deize fez uma turnê pela Europa e voltou ao Brasil no ano passado, bastante mexida com o tanto de referências novas e conexões feitas por lá.
“É uma insistência minha de querer o funk na Europa, a minha gana é conquistar o mundo. Não hesito em ficar parada e isso me leva para outros territórios. Eu já tinha outros feats. com uma galera de fora, conexões que me ajudaram a dar a cara à tapa. De algum jeito eu quis trazer essas vivências também pro Não Tem Rolê Tranquilo,” explica a artista.
Bersote
O cantor e compositor Bersote está de volta com o single “Quando a Rua Chama”, o primeiro de uma série de lançamentos planejados para 2024.
Produzida por João Mansur, parte do duo ‘akhi huna e colaborador de Totô de Babalong, a música é uma balada em voz e piano que aponta a direção musical de Bersote nos últimos meses.
“O que eu mais gosto nesta canção é a crueza dela. Ela surgiu quase como um freestyle. Um verso foi chamando o outro, e ela estava pronta em minutos. Não foi uma dessas músicas que você retoma para aprimorar. Ela é o que ela é. Isso resultou numa balada sem refrão, que mais parece um fluxo de consciência. Fiquei ainda mais feliz com a produção do João, que ajudou a construir essa sensação de algo despretensioso, preservando até os barulhos de fundo do estúdio,” conta ele.