10 vezes em que bandas lançaram dois discos excelentes no mesmo ano

Há cinco ou seis décadas, o Rock mundial era uma verdadeira mina de ouro para artistas como Beatles, Os Mutantes e The Doors, com álbuns consecutivos.

10 vezes em que bandas lançaram dois discos excelentes no mesmo ano
Imagens: Divulgação

Você já se perguntou por que os artistas dos anos 1960 e 1970 lançavam tantos discos? Essa foi uma constante nas carreiras de ídolos do Rock mundial, como The Doors, David Bowie e os Beatles, e também aqui no Brasil com Caetano Veloso e Os Mutantes, por exemplo.

Acontece que aquela foi a época de maior influência das gravadoras no mercado musical, o que significa que os contratos podiam exigir uma produção regular do artista, pensando em manter o interesse dos fãs, agendar turnês e – no fim das contas – vender mais.

Mas também há uma razão artística: estávamos no auge da contracultura e das experimentações com a guitarra elétrica, e vários artistas geniais surgiram em estilos como o Folk, a MPB, o Rock Progressivo e o Heavy Metal.

Atualmente essa prática é menos comum, já que os artistas têm mais liberdade para programar seus lançamentos como quiserem. Mas alguns nomes como Taylor Swift e Red Hot Chili Peppers continuam apostando na fórmula de lançar o máximo de músicas possível.

Confira abaixo alguns pares de discos excelentes que foram lançados pela mesma banda ou artista num único ano!

LEIA TAMBÉM: As 6 melhores músicas dos Beatles, segundo Elvis Presley

10 melhores duplas de discos lançados no mesmo ano

Black Sabbath em 1970

A estreia da banda de Ozzy Osbourne é icônica por muitos motivos: em questão de meses, eles inauguraram o Rock na década de 1970 definindo não apenas a sua sonoridade enquanto grupo, mas todo um novo gênero musical. Mais de 50 anos depois, o Heavy Metal está entre os estilos mais populares do planeta, e muito disso se deve aos álbuns Black Sabbath e Paranoid.

  • Faixas destacadas de Black Sabbath: “Black Sabbath”, “The Wizard”, “N.I.B.”
  • Faixas destacadas de Paranoid: War Pigs”, “Paranoid”, “Iron Man”

Caetano Veloso em 1972

Depois de revolucionar a MPB com o movimento tropicalista, enfrentar a ditadura e passar um período exilado em Londres, Caetano viveu um ano mágico em 1972, quando retornou ao Brasil. Além de lançar Transa, um dos maiores álbuns da história do nosso país, ele estrelou um programa de TV ao lado de Chico Buarque, o que rendeu um show antológico com clássicos dos dois artistas.

  • Faixas destacadas de Transa: “You Don’t Know Me”, “Nine Out of Ten”, “Mora na Filosofia”
  • Faixas destacadas de Caetano & Chico Juntos e Ao Vivo: “Tropicalia”, “Você Não Entende Nada / Cotidiano”, “Bom Conselho”

Red Hot Chili Peppers em 2022

Um dos poucos exemplos recentes de dois álbuns no mesmo ano vem da Califórnia, e tem um motivo bem claro. John Frusciante voltou para o RHCP em 2019, mas a pandemia atrapalhou os planos de lançamentos e turnês. Como só restava compor e ensaiar músicas novas em estúdio, a banda acabou com um repertório imenso que resultou nos álbuns Unlimited Love e Return of the Dream Canteen.

  • Faixas destacadas de Unlimited Love: “Black Summer”, “These Are the Ways”, “Aquatic Mouth Dance”
  • Faixas destacadas de Return of the Dream Canteen: “Tippa My Tongue”, “Reach Out”, “The Drummer”“Eddie”

Os Mutantes em 1970

Outra banda que começou os anos 1970 renovando seu som, depois de toda a força da Tropicália, foram Os Mutantes. Se aproximando ainda mais do Rock Psicodélico, o grupo de Arnaldo Baptista lançou A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, e meses depois eles foram convidados para conhecer um estúdio lendário em Paris. Lá eles gravaram Tecnicolor, mostrando que tinham muita lenha pra queimar.

  • Faixas destacadas de A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado: “Ando Meio Desligado”, “Hey Boy”, “Ave, Lúcifer”
  • Faixas destacadas de Tecnicolor: “Baby”, “Bat Macumba”, “Tecnicolor”

Jimi Hendrix em 1967

Um dos guitarristas mais cultuados da história do Rock teve apenas três anos para lançar discos que mudaram pra sempre a abordagem do instrumento. Dois deles vieram em 1967: Are You Experienced? e Axis: Bold as Love, ambos com a banda The Jimi Hendrix Experience, sendo que o primeiro superou os Beatles nas paradas e é considerado até hoje um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos.

  • Faixas destacadas de Are You Experienced?: “Foxy Lady”, “Manic Depression”, “Fire”
  • Faixas destacadas de Axis: Bold as Love: “Little Wing”, “Bold as Love”, “Castles Made of Sand”

The Doors em 1967

Como te contamos neste ranking dos melhores discos do The Doors, a banda de Jim Morrison é outro exemplo de uma “estreia dupla”. Poucos meses depois do álbum autointitulado que conquistou toda uma geração de fãs, o grupo decidiu “expandir o formato das canções usando um roteiro, falas e efeitos sonoros”, e assim nasceu o complexo e viajante disco Strange Days.

  • Faixas destacadas de The Doors: “Break On Through (To the Other Side)”, “Light My Fire”, “The End”
  • Faixas destacadas de Strange Days: “Love Me Two Times”, “People Are Strange”, “Moonlight Drive”

Elis Regina em 1974

Voltamos à música brasileira dos anos 1970, quando Elis era considerada a cantora mais inovadora, técnica e querida do país. No início de 1974, para comemorar 10 anos com a mesma gravadora, ela ganhou a oportunidade de gravar com o mestre Tom Jobim, em um dos álbuns mais cultuados da música mundial. Depois disso, ainda deu tempo de lançar seu terceiro disco solo, autointitulado, com mais músicas que se tornariam imortais.

  • Faixas destacadas de Elis & Tom: “Águas de Março”, “Só Tinha de Ser Com Você”, “Brigas Nunca Mais”
  • Faixas destacadas de Elis: “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, “Travessia”, “O Mestre Sala Dos Mares”

The Beatles em 1965

É claro que o Fab Four não podia faltar nesta lista, afinal eles lançaram dois álbuns no mesmo ano em cinco ocasiões (!): 1963, 1964, 1965, 1967 e 1969. Ficaremos com a dupla de 1965, já que se tratam de dois discos normalmente citados entre os melhores dos Beatles: Help! e Rubber Soul, que inaugurou a fase mais experimental da banda em meio a experiências com LSD.

  • Faixas destacadas de Help!: “Help!”, “Ticket to Ride”, “You’ve Got to Hide Your Love Away”
  • Faixas destacadas de Rubber Soul: “Drive My Car”, “Michelle”, “In My Life”

Yes em 1971

Em fevereiro de 1971, a banda britânica alcançou as paradas nos EUA pela primeira vez com The Yes Album, cujo som mais complexo foi gravado dividido por seções. Depois de uma extensa turnê, o tecladista Rick Wakeman se juntou ao Yes e eles voltaram ao estúdio para compor Fragile, álbum mais influenciado pela música clássica e que tem o hit “Roundabout”. A banda voltaria a lançar dois discos no mesmo ano em 1997.

  • Faixas destacadas de The Yes Album: “I’ve Seen All Good People”, “Yours Is No Disgrace”, “Starship Trooper”
  • Faixas destacadas de Fragile: “Roundabout”, “Long Distance Runaround”, “Heart of the Sunrise”

Bob Dylan em 1965

Por último, o maior símbolo de como os artistas eram prolíficos e as músicas eram lançadas em profusão nos anos 60 e 70. Dylan estava no auge em 1965 e já tinha emplacado sucessos como “Blowin’ in the Wind” e “The Times They Are a-Changin'”, quando lançou mais dois álbuns que estão entre os melhores de sua longa discografia: Bringing It All Back Home e Highway 61 Revisited. Ele já tinha realizado isso em 1964, e repetiu o feito em 1970, 1973, 1975 e até 2009.

  • Faixas destacadas de Bringing It All Back Home: “Subterranean Homesick Blues”, “Mr. Tambourine Man”, “Maggie’s Farm”
  • Faixas destacadas de Highway 61 Revisited: “Like a Rolling Stone”, “Ballad of a Thin Man”, “Desolation Row”