O rapper Rashid liberou recentemente nas plataformas digitais, em parceria com o cantor e compositor Thiago Jamelão, o single “Gênesis”, que evoca Racionais e Sabotage logo nos primeiros segundos da música.
A faixa foi lançada em comemoração aos 50 anos do Hip Hop e, na letra, o artista passa pelos elementos que fazem dessa cultura uma ferramenta de revolução, evolução, transformação e pertencimento.
“Desprendido da prerrogativa da crença, eu quis fazer uma metáfora com algo que todos nós tivemos contato em algum momento da vida e tentei traçar esse paralelo com a música rap, que foi o começo de tudo para mim. Vou citando os artistas que foram ajudando a formar o meu universo durante esses meus 36 anos. Tem uma certa ingenuidade nessa música que me remete ao começo de tudo, quando eu ainda contava moedas para pagar a condução de ida para as batalhas. E a volta a gente entregava nas mãos de Deus,” comenta Rashid.
Mosaico Adulto
A banda catarinense Mosaico Adulto lançou nos serviços de streaming o single “Aos Poucos” após um hiato de cinco anos.
Esta é a primeira música do grupo desde 2019, quando os integrantes liberaram as faixas inéditas “Dez Mil Horas”, “Fernet” e “Longe”.
Sob nova formação, a Mosaico Adulto é composta atualmente por Tiago Luis Pereira na guitarra e vocais, Paulo Cesar Jr. na guitarra, Jorge Siementkowski no baixo e Lucas Machado na bateria, apostando na sonoridade do Pós-punk e Britpop.
Abra Kebradah
A banda brasiliense Abra Kebradah disponibilizou seu single de estreia “Chuva”, gravada no estúdio Refinaria pelo projeto “Um single do início ao fim”, encabeçado pelos produtores Jota Dale e Alan Pinho.
A letra convida o ouvinte a acreditar na esperança que precisamos ter em dias difíceis e nebulosos para seguir em frente e enfrentar os desafios diários.
Misturando elementos musicais eletrônicos com referências do Samba, Rock, Rap, Soul, Synth psicodélico, Drum and Bass e mais, formam o grupo neguindubit (Matheus Abreu), Nico Di Sousa (Mychael Dhouglas), Dalai (Gabriel Dalai) e Theo Garcia (Gabriel Garcia).
Carla Muzag
A cantora, compositora e violonista Carla Muzag liberou no YouTube o clipe da música “Maré”.
Gravado na Ponta da Alcaira em Arraial do Cabo, no interior do Rio de Janeiro, o vídeo teve direção de Thiago Nascimento e exalta a manifestação da força feminina representada pela natureza em cenário exuberante.
O registro audiovisual também conecta e reverencia com leveza as yabás e a ancestralidade preta através do figurino e maquiagem utilizados por Carla, estabelecendo a influência dessas forças.
“Este é o meu primeiro videoclipe, escolhi “Maré” por transmitir a conexão com a minha força ancestral, mostrar a importância do baú das memorias que cada um carrega e a sensação de liberdade e leveza que podemos ter nas relações que são construídas,” conta ela, que incluiu a faixa no recém-lançado álbum 5 Orientes.