Hoje mais cedo, o aguardado line-up do Knotfest Brasil 2024 foi revelado e mexeu com os fãs de Metal de diferentes gerações, já que a escalação deste ano traz bandas de várias vertentes e épocas, provando a pluralidade que existe dentro da música pesada.
Pensando nos fãs que estarão indo ao festival para ver apenas uma ou outra banda e também naqueles que ainda estão em dúvida se vale a pena comprar o ingresso, o TMDQA! montou um guia prático e rápido para você conhecer cada uma das atrações, nacionais e internacionais, e perceber por que o Knotfest deste ano está realmente imperdível.
Confira a seguir!
Ingressos para o Knotfest Brasil 2024
Os ingressos para o Knotfest Brasil 2024 já estão à venda e você pode garantir o seu clicando neste link.
Quem vai tocar no Knotfest Brasil 2024?
Slipknot (19 e 20/10)
É claro que a atração principal do festival é a banda que dá nome a ele! Acontece que, dessa vez, o Slipknot vai estar pronto para fazer dois de seus shows mais especiais da carreira, e muito disso passa pelo fato destas serem as primeiras apresentações do grupo por aqui com Eloy Casagrande na bateria.
Além disso, no entanto, o Slipknot fará dois shows diferentes: no sábado, 19 de Outubro, a banda fará um show especial de 25 anos; no domingo, 20 de Outubro, o setlist irá celebrar o disco Iowa, de 2001. Imperdível!
Bad Omens (20/10)
Grande revelação da cena pesada nos últimos anos, o Bad Omens atingiu um novo patamar com o disco THE DEATH OF PEACE OF MIND em 2022. Muito disso foi graças ao sucesso de “Just Pretend”, mas a banda também tem faixas bem mais pesadas na discografia e a expectativa é de uma estreia incrível no Brasil.
Mudvayne (19/10)
Falando em estreia, outra banda do line-up que vem pela primeira vez ao país é o Mudvayne. Ícone do Nu Metal nos anos 2000 com sucessos como “Happy?” e “Dig”, o grupo tem uma estética bastante própria que já viralizou na internet inúmeras vezes – mas sua importância não pode passar batida e esse show será um verdadeiro acontecimento para os fãs do gênero por aqui!
Till Lindemann (20/10)
Os fãs de Rammstein pedem um show da banda alemã no Brasil há anos, e finalmente teremos algo ao menos próximo disso: o vocalista do grupo, Till Lindemann, se apresenta no domingo do Knotfest com seu show solo, que prioriza seu disco Zunge (2023) e o projeto Lindemann, em parceria com Peter Tägtgren.
Amon Amarth (19/10)
Um dos estilos mais únicos de Metal, o Death Metal Melódico (ou Melodeath) estará muito bem representado no Knotfest Brasil 2024 com o Amon Amarth. A banda sueca é uma das maiores do mundo no gênero e volta ao país depois de quatro anos para um show bastante especial, incluindo um novo disco na bagagem – The Great Heathen Army, de 2022.
BABYMETAL (20/10)
Outra estreante no Brasil, o BABYMETAL é a grande surpresa do line-up para quem ainda não conhece a banda japonesa. Unindo elementos de J-Pop com Metal para criar o seu próprio estilo chamado de Kawaii Metal, o grupo liderado pela carismática Su-metal tem furado cada vez mais bolhas, tendo feito turnês com nomes como Red Hot Chili Peppers e chegando ao Brasil na crista da onda do sucesso.
Meshuggah (19/10)
Outra banda sueca a aparecer no line-up, o Meshuggah volta ao Brasil pela primeira vez desde 2016 com a apresentação no Knotfest 2024. Ícone do Metal Progressivo conhecido pela complexidade e peso das suas músicas, o grupo tem como último trabalho divulgado o disco Immutable, de 2022, e deve trazer na bagagem o clássico “Bleed”, de 2006.
P.O.D. (20/10)
Quem viveu os Anos 2000 certamente se lembra do P.O.D., mas quem não curtiu essa época pode se surpreender com a banda responsável pelos hits “Youth of the Nation” e “Alive”. É um retrato fiel da música daquela época, especialmente o Nu Metal – e os caras vêm com disco novo, VERITAS, lançado em Maio de 2024.
DragonForce (19/10)
Essa é pros fãs de Guitar Hero! Clássico do game, “Through the Fire and Flames” é presença garantida no setlist do DragonForce, banda de Metal Progressivo com elementos de Power Metal que aposta na virtuosidade de seus membros, especialmente o guitarrista Herman Li, como grande diferencial.
Poppy (20/10)
Uma das grandes surpresas desse Knotfest Brasil é a escalação da cantora Poppy, que começou sua carreira musical muito mais ligada ao Pop e, ao longo do tempo, foi flertando cada vez mais com o Metal. Hoje estabelecida na cena, ela tem até parceria com o Bad Omens – será que veremos esse feat ao vivo?!
Orbit Culture (19/10)
Se uma das maiores bandas do Melodeath estará no sábado de Knotfest, quem vem junto da Suécia é uma das grandes revelações do gênero nos últimos anos: o Orbit Culture tem tudo para ser a maior surpresa de quem for ao primeiro dia, com seu som extremamente pesado, técnico e diferente de tudo que você já ouviu. Vale a pena chegar cedo!
Black Pantera (20/10)
O trio mineiro Black Pantera mistura Punk, Metal, Hardcore e muito ativismo em suas letras. Em 2024, lançou o ótimo Perpétuo, disco onde mescla suas raízes com influências de nomes como Racionais MC’s.
Ratos de Porão (19/10)
Os Ratos de Porão dispensam apresentações, mas não é exagero dizer que a lendária banda Punk brasileira vive uma de suas melhores fases da carreira, especialmente com João Gordo recuperando a saúde e um engajamento político maior do que nunca.
Ego Kill Talent (20/10)
A banda brasileira Ego Kill Talent vive uma nova fase pra lá de interessante com a entrada da vocalista Emmily Barreto. O grupo foi atração convidada da recente turnê do Evanescence por aqui e recebeu elogios da vocalista Amy Lee, que afirmou que essa era sua nova banda favorita.
Krisiun (19/10)
Banda icônica do Metal brasileiro, o Krisiun é considerado percursor do Death Metal não apenas aqui, mas mundialmente – quando surgiu, lá em 1990, se juntou à onda de grupos que davam força ao gênero e logo conquistou reconhecimento nacional e internacional, que se mantém até hoje.
Korzus (20/10)
O Korzus é um exemplo da longevidade do Metal brasileiro: formado em 1983, o grupo de Thrash Metal segue ativo desde então e, mesmo tendo lançado seu último disco até o momento lá em 2014, encontrou forças para o ótimo single “You Can’t Stop Me” em 2021 e continua detonando tudo nos palcos por onde passa.
Project46 (19/10)
Chamar o Project46 de revelação não é justo, mas a banda é jovem se comparada a outras integrantes do line-up. Ainda assim, o grupo tem se tornado presença constante em festivais do gênero – tanto que é a única banda além do Slipknot a ser repetida da edição de 2022 em 2024.
https://www.youtube.com/watch?v=V_VCN0h94vE&pp=ygUKcHJvamVjdCA0Ng%3D%3D
Papangu (20/10)
Por aqui, sempre defendemos que chegar cedo em festivais e conferir as atrações nacionais é algo que vale muito a pena. Mas se você é fã de Rock Progressivo, não tem como perder de jeito nenhum o show da paraibana Papangu, que lançou em 2021 o ótimo álbum Holoceno.
Eminence (19/10)
Uma das bandas mais subestimadas do Metal brasileiro, a Eminence é outra que você precisa conhecer mesmo com alguns anos de atraso. Formado em 1995, o grupo leva uma sonoridade pesadíssima e que ao mesmo tempo conversa com fãs mais jovens, misturando linguagens de Death Metal e Metalcore com maestria.
The Mönic com Eskröta (20/10)
Aqui, as mulheres mostram toda sua força no encontro de duas das bandas mais legais do rock brasileiro atualmente: The Mönic e Eskröta. Punk, Hard Rock, Hardcore e Metal fazem parte do DNA e da sonoridade dos grupos que devem apresentar um show especial em conjunto.
Kryour (19/10)
Formada em 2014, a Kryour é um exemplo de como a influência do Melodeath chegou ao Brasil e foi transformada em algo único. A banda paulista lançou seu disco de estreia Where Treasures Are Nothing em 2019 e já fez shows marcantes, inclusive abrindo para o In Flames e como atração de outros festivais por aqui.