Neste sábado (13), Tom Morello se referiu mais uma vez à guerra na Palestina ao publicar no X/Twitter um pensamento à respeito do famoso quadro “Guernica”, de Pablo Picasso.
Ao contar que viu a pintura durante sua visita a Madri, na Espanha, o guitarrista do Rage Against The Machine relacionou o contexto da imagem com a situação da Faixa de Gaza, por conta do conflito armado entre Israel e o Hamas.
Em sua publicação, Morello escreveu:
Visitei ‘Guernica’ de Picasso em Madrid. Ainda é uma das pinturas mais perigosas da história. Retrata civis massacrados por bombas fascistas na Guerra Civil Espanhola. Os membros espalhados, os gritos de socorro sem resposta e os olhos angustiados da mãe que segura o seu filho morto poderiam facilmente ser Gaza em 2024.
Tão atual ainda, né?
Tom Morello relaciona quadro de Picasso à guerra no Oriente Médio
Rapidamente, a postagem do músico viralizou e muitos internautas concordaram com a reflexão proposta por Tom. Um deles comentou uma anedota se referindo ao embaixador nazista Otto Abetz:
Durante a guerra, Picasso teria sido visitado em seu ateliê, onde Guernica foi pintada, por Otto Abetz, o embaixador nazista. Diante de uma foto de Guernica, este teria perguntado: ‘Você fez isso?’ E Picasso teria respondido: ‘Não, você fez!’.
Outra usuária comentou:
Vou visitá-lo em Setembro. Você está absolutamente certo e obrigada pela sua interpretação. Esta pintura reflete facilmente o genocídio de Gaza.
O que você acha por aí?
Tom Morello pede urgência para que metaleiros sejam mais ativistas
Vale lembrar também que Morello recentemente fez um apelo para que outros metaleiros ajudem a fazer a diferença no mundo, o que, provavelmente, foi sua intenção ao usar “Guernica” como exemplo.
Ao participar da coletiva de imprensa no Hellfest, na França, o guitarrista comentou que a mudança social sempre foi uma de suas principais motivações para criar novas músicas. Sempre importante!
LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin e a foto da Primeira Guerra que inspirou capa do segundo álbum da banda
Visited Picasso’s “Guernica” in Madrid. Still one of the most dangerous paintings in history. It depicts civilians massacred by fascist bombs in the Spanish Civil War. The scattered limbs, the unanswered cries for help and the mother’s anguished eyes holding her dead child could… pic.twitter.com/5bN8mOwbWO
— Tom Morello (@tmorello) July 13, 2024