O retorno do Pink Floyd?

Nick Mason, do Pink Floyd, está aberto a fazer novas músicas da banda com IA

O baterista gostaria de um cenário virtual em que "David e Roger se tornassem amigos novamente"

Nick Mason, baterista do Pink Floyd
Foto: Wikimedia Commons

Nick Mason, icônico baterista e cofundador do Pink Floyd, revelou que tem ficado interessado em trabalhar com Inteligência Artificial para produzir novas músicas de sua lendária banda.

Assim como muitos fãs, Nick também enxerga a rivalidade de décadas entre Roger Waters e David Gilmour como uma questão que impede uma possível reunião do grupo. Então, para continuar o legado da banda, ele provavelmente teria que encontrar outros meios.

Em uma nova entrevista ao The Sunday Mirror (via Brooklyn Vegan), o baterista sugeriu:

“Seria fascinante ver o que a IA poderia fazer com novas músicas. Se você tentasse executá-la como uma espécie de ‘Para onde o Pink Floyd foi depois?’. O que seria preciso fazer seria ter uma situação de IA onde David e Roger se tornassem amigos novamente. Poderíamos ser como o ABBA quando terminássemos isso.”

Já pensou?

Pink Floyd pode ter show de holograma

Em abril deste ano, David Gilmour compartilhou sua visão sobre a IA depois de ter assistido ao show do ABBA Voyage – um espetáculo que usa avatares dos integrantes do ABBA como uma espécie de holograma 4D que cruza as fronteiras entre o real e o digital.

Ao ser questionado pela Uncut se ele apoiaria um show do Pink Floyd com hologramas, o músico declarou:

“Se alguém surgisse com todo o dinheiro e todas as ideias brilhantes – e depois de concordarmos com uma série de condições muito, muito difíceis e onerosas – eu diria: ‘Sim, OK.’”

O uso de IA tem dividido opiniões dos artistas nos últimos anos. Enquanto Liam Gallagher chamou de “louco pra caramba” o fato de um grupo de amigos do Reino Unido ter criado um novo disco do Oasis, que eles apelidaram de Alsis, usando o recurso tecnológico, a lenda do Rock Nick Cave já demonstrou desprezo pela ferramenta.

No ano passado, o cantor australiano compartilhou em seu blog a letra de uma música “ao estilo Nick Cave” que recebeu de um fã, criada com a ferramenta da OpenAI. Apesar da música até lembrar os trabalhos de Nick, ele chamou os versos de “porcaria” e disse considerar que ferramentas de inteligência artificial são um “terror emergente” – saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!