No dia 28 de Outubro de 2023, o mundo recebeu a notícia de que o ator Matthew Perry havia nos deixado, cedo demais, aos 54 anos de idade.
O ator, conhecido principalmente pelo papel de Chandler Bing na série Friends, foi encontrado morto em uma banheira da sua casa em Los Angeles e a causa da morte foi definida pelas autoridades como “efeitos agudos da quetamina”.
Após os legistas determinarem que esse foi o motivo pelo qual Perry faleceu, o Departamento de Polícia de Los Angeles iniciou uma investigação para chegar até as origens da droga, e o New York Times reportou (via Consequence) que várias pessoas acabaram de ser presas como resultado dela.
Médicos e assistente de Matthew Perry na cadeia
De acordo com as notícias que chegam de fora, o assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, além do médico Mark Chavez e um conhecido de Perry chamado Erik Fleming, estão sendo acusados de crimes diferentes incluindo conspiração para distribuir ketamina.
Além deles, o médico Salvador Plasencia foi acusado de diversos crimes envolvendo essa e outras drogas, além da morte do astro de Friends, incluindo conspiração para distribuir ketamina, distribuição de ketamina que resultou em morte, posse com intenção de distribuição de metanfetamina e alteração e falsificação de documentos relacionados a uma investigação federal.
Outra pessoa que aparece no indiciamento é Jasveen Sangha, conhecida como “A Rainha da Quetamina”, sendo acusada de manter um abastecimento robusto da droga em North Hollywood e vendê-la para Matthew Perry e as outras pessoas envolvidas no caso.
Detalhes do Processo
De acordo com transcrição da Consequence, Plasencia vendeu milhares de dólares de ketamina para Iwamasa e injetou a droga em Matthew Perry na sua residência bem como em um estacionamento na cidade de Long Beach, Califórnia.
Fleming também teria adquirido a droga de Sangha em nome de Perry, e ela foi entregue para Iwamasa, sendo que esse teria injetado a substância no ator mais de vinte vezes em apenas quatro dias, entre 24 de Outubro e o dia da morte do eterno Chandler Bing, em 28 de Outubro.
Tratamento para depressão e ansiedade
Vale lembrar que o astro do seriado de comédia mais aclamado da história chegou a fazer um tratamento de infusão de quetamina para lidar com problemas de depressão e ansiedade, mas a sua última sessão desse tratamento “oficial” aconteceu uma semana e meia antes da sua morte.
De acordo com dados da autópsia, o legista deixou claro que a droga encontrada em seu corpo não poderia ser dessa sessão, já que tem uma meia-vida curta e já teria sido expelida, o que bate com a informação de que ele a recebeu poucos dias antes de falecer.